O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.

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Data
2017
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Resumo
Entendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Linguagem - discursos, alocuções, etc, Interação social, Redes sociais on-line, Facebook - rede social on-line, Histórias em quadrinhos
Citação
LAGE, Nara Bretas. O Facebook como espaço discursivo: interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos. 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.