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dc.contributor.advisorOrey, Daniel Clarkpt_BR
dc.contributor.advisorRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Joelma de Fátima Rodrigues Batista-
dc.date.accessioned2017-08-09T17:51:28Z-
dc.date.available2017-08-09T17:51:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFREITAS, Joelma de Fátima Rodrigues Batista. Modelagem matemática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA): entendendo as suas dimensões crítica e reflexiva a partir de um estudo de caso. 2016. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8494-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal desse estudo foi o de analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com quatro alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal do Estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica para esse estudo, foi utilizada a abordagem pedagógica relacionada com as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula conforme propostas por Rosa e Orey em suas investigações. Todas as etapas desse estudo foram realizadas de acordo com os procedimentos metodológicos adotados no Estudo de Caso, contemplando a coleta, a análise e a interpretação crítica e reflexiva da problemática estudada por meio da elaboração de categorias de análise, que emergiram dos dados qualitativos coletados durante a realização do trabalho de campo deste estudo. Assim, a Educação Ambiental emergiu como categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar, que são de interesse e preocupação atuais. No decorrer do desenvolvimento desse estudo, os participantes foram incentivados a interagir de maneira ativa nesse ambiente, possibilitando o desenvolvimento de discussões interessantes e relevantes sobre as temáticas escolhidas para o desenvolvimento dos projetos de modelagem. Essa participação ativa, interativa e colaborativa no AVA foi importante para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os problemas ambientais enfrentados pela sociedade por meio da elaboração dos modelos e dos projetos de Modelagem Matemática. Esse ambiente possibilitou a realização de discussões nos fóruns para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a realização das tarefas, a elaboração dos modelos e a escrita dos projetos de modelagem, proporcionando a autonomia dos alunos na elaboração desses projetos. A postura reflexiva dos alunos envolvidos nesse processo educacional pôde auxiliá-los na elaboração crítica de modelos matemáticos relacionados com as temáticas da poluição da água e do ar, bem como propiciou uma análise reflexiva sobre a natureza desses modelos e de seu papel na sociedade contemporânea. As contribuições do AVA para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática estão relacionadas com as experiências colaborativas, cooperativas e interativas entre os participantes, os professores da disciplina, a professora-pesquisadora e os tutores por meio das interações promovidas pelos recursos tecnológicos disponibilizados nesse ambiente. Nesse direcionamento, é importante a proposição da Modelagem Matemática como um Ambiente Virtual de Aprendizagem que favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Por meio desses projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos. A interpretação dos resultados obtidos nesse estudo possibilitou a elaboração de um produto educacional, que é um caderno de sugestões, que tem como objetivo auxiliar os professores que tenham interesse em trabalhar com a Modelagem Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, pois traz informações sobre as teorias, as metodologias e as práticas relacionadas com as dimensões crítica e reflexiva dessa tendência em Educação Matemática na modalidade a distância.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) : entendendo as suas dimensões crítica e reflexiva a partir de um estudo de caso.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeOrey, Daniel Clarkpt_BR
dc.contributor.refereeRosa, Miltonpt_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Andréia Maria Pereira dept_BR
dc.contributor.refereeReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.description.abstractenThe aim of this study was to analyze the contributions that the Virtual Learning Environment (VLE) may provide for the development of critical and reflective dimensions in the process of mathematical modeling. This study was conducted with four students who are part of a degree program in mathematics as part of UAB, at a Federal University in Minas Gerais. As part of a theoretical basis for this study, a pedagogical approach was used related to the Critical and Reflective Dimensions of Mathematical Modeling, and the steps of its classroom modeling as proposed by Rosa and Orey. All stages of this study were performed in accordance with the methodological procedures adopted in the case study, covering the collection, analysis and critical and reflective interpretation of the issues studied through the development of categories of analysis, which emerged from the collected qualitative data during the completion of the fieldwork for this study. Thus, environmental education has emerged as a category related to the pollution of water and air themes. During the development of this study, participants were encouraged to interact actively in this environment, enabling the development of interesting and relevant discussions on the themes chosen for the development of modeling projects. This active, interactive and collaborative participation in AVA was important for the development of critical reflections on the environmental problems facing society through the development of models and mathematical modeling projects. VLA made possible the development of discussions in the forums that allowed participants to clarify any questions regarding the tasks, the development of models and writing of modeling projects, and in encouraging the autonomy of students in the preparation of these projects. The reflective attitude of the students involved in the research helped them in critical mathematical models related to the themes of water and air pollution, as well as providing a reflective analysis of the nature of these models and their role in contemporary society. AVA's contributions to the development of critical and reflective dimensions of mathematical modeling for participants in this study are related to collaborative experiences among participants, teachers, the researcher-teacher and tutors through interactions promoted by the available technological resources in this context. One important proposition of mathematical modeling as used in a virtual learning environment that favored the development of criticality and reflection of students through the development of modeling projects demonstrated their applicability in problem situations in everyday life. Through these projects, the study participants problematized, contextualized and investigated the problem they chose. As well, they prepared questions that aimed to seek, collect, select, organize and handle the information that allowed them to critically reflect in solving everyday problems. The interpretation of the results obtained in this study allowed the development of an educational product, which is a book of suggestions, which aims to help professionals who are interested in working with mathematical modeling in a virtual learning environment. This resource provides information on the theories, methodologies and practices related to the critical and reflexive dimensions of this trend in mathematics education in the distance.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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