Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8475
Título: Percursos (im)prováveis : estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior.
Autor(es): Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palavras-chave: Estudantes pobres
Trajetória escolar
Indicadores educacionais
Antropologia educacional
Data do documento: 2016
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Lacerda, Wania Maria Guimarães
Referência: OLIVEIRA, Anandra Santos Ribeiro de. Percursos (im)prováveis: estudantes das camadas populares que chegam ao ensino superior. 2016. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: A longevidade escolar de alunos oriundos das camadas populares vem sendo investigada pela Sociologia da Educação desde a década de 1960 no exterior, sendo que, no Brasil, em específico, as pesquisas iniciaram-se na década de 1990. Dando sequência, portanto, a essa discussão, esta pesquisa objetivou investigar as estratégias que possibilitaram a longevidade escolar de alunos das camadas populares que ingressaram em uma universidade pública, no nosso caso, na Universidade Federal de Ouro Preto, pelo sistema de cotas. Para isso, buscouse caracterizar os alunos das camadas populares quanto ao perfil socioeconômico; reconstituir o percurso escolar realizado por eles por meio de relatos biográficos; assim como identificar as disposições e práticas que lhes possibilitaram a longevidade escolar. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, utilizou-se, como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo, por sua vez complementada pelo dispositivo teórico metodológico denominado traços pertinentes de descrição, proposto por Passeron (1975). Dessa forma, os dados foram coletados a partir de duas etapas principais. Uma primeira que consistiu de uma fase documental, em que fontes estatísticas, dos anos de 2013 e 2014, foram analisadas buscandose conhecer o perfil socioeconômico dos alunos investigados. Já a segunda etapa consistiu da aplicação, a oito alunos de graduação, de questionário e entrevista semiestruturados. Ao todo, foram contemplados alunos representantes das áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguísticas, Letras e Artes. A interpretação dos dados revelou, por um lado, a existência de traços pertinentes, explicativos, por conseguinte similares àqueles identificados em pesquisas anteriores, de modo a reafirmar as seguintes categorias previamente encontradas: práticas educativas familiares, capital social, influência do professor e da escola. E, por outro, a descoberta de outros elementos explicativos que, ao serem analisados, deram origem às categorias práticas religiosas, valorização do estudo, incentivo ao contato com a cultura escrita.
Resumo em outra língua: The school longevity of students from the lower classes has been investigated by sociology of education since 1960s. In Brazil, in particular, studies were initiated in the 1990s. This study, therefore, aimed investigates the strategies that enabled the school longevity of students of the lower classes who entered in a public university, more especifically, the Federal University of Ouro Preto, by means of the quota system. For this, we sought to characterize the socioeconomic profile of these students; reconstitute the school journey undertaken by them; and to identify the dispositions and practices that enabled them to school longevity. The methodological approach was qualitative The methodological approach was qualitative being composed by content analysis and relevant traits of description proposed by Passeron (1975). Thus, data were collected from two main steps. A first, which consisted of a documentary analysis, based on statistical sources, from the years 2013 and 2014 were analyzed seeking to know the socioeconomic profile of the investigated students. The second stage consisted of applying to eight graduate students, a questionnaire and an interview, both of them, semistructured. In all, students were selected from the areas of exact sciences, life sciences, agricultural, engineering, health sciences, applied social sciences, humanities and language sciences, literature and arts. The interpretation of the data revealed, on the one hand, the existence of relevant features, explanatory, therefore, similar to those identified in previous research in order to reaffirm the following categories previously found: family educational practices, social capital, influence of the teacher and the school. And, secondly, the discovery of other explanatory data which, when analyzed, gave rise to the categories religious practices, enhancement of study, encouraging contact with written culture.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8475
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_PercursoEstudantesCamadas.pdf13,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons