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dc.contributor.advisorMartins, Nair Prata Moreirapt_BR
dc.contributor.authorAvelar, Kamilla Morando-
dc.date.accessioned2017-08-03T14:40:22Z-
dc.date.available2017-08-03T14:40:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAVELAR, Kamilla Morando. Rádio corporativo: o Branded Content como estratégia de programação. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8408-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a compreender como o rádio corporativo constrói sua programação utilizando o conceito de branded content, ferramenta do marketing que se firma como uma realidade no mercado de comunicação. Em suas diversas manifestações, o branded content é compreendido como um tipo de comunicação não intrusiva que valoriza os atributos e experiências de determinado produto em substituição ao tom impositivo e interruptivo do discurso publicitário. Tendo nos preceitos desse conceito as bases de sustentação dessa investigação, essa pesquisa optou por refletir sobre as práticas da Agência Radioweb, empresa de comunicação que há 15 anos atua no mercado e, desde 2005, desenvolve rádios corporativos. Do total de 13 emissoras produzidas pela Agência Radioweb, três foram escolhidas para análise: Rádio Themis, Rádio Canoas Online e Rádio ADM, representando respectivamente os grupos temáticos, que formaram as categorias Justiça, Política e Conselhos profissionais e constituíram três estudos de caso protótipos. Para a condução dos estudos, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001), fragmentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e a aplicação do protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam as emissoras de rádio corporativo, desenvolvidas pela Agência Radioweb, como um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne da estratégia comunicativa e econômica das emissoras e da Agência Radioweb.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectAgência radiowebpt_BR
dc.subjectWebradiopt_BR
dc.titleRádio corporativo : o Branded Content como estratégia de programação.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMartins, Nair Prata Moreirapt_BR
dc.contributor.refereeVianna, Eduardo Barretopt_BR
dc.contributor.refereeLara, Edson Josépt_BR
dc.description.abstractenThis research aimed to understand how corporate radio builds its programming using the concept of branded content, a marketing tool that affirms itself as a reality in the communication market. In its various manifestations, branded content is understood as a kind of non-intrusive communication that values the attributes and experiences of a given product in place of the imposing and interruptive tone of advertising speech. Based on the precepts of this concept, the basis for this research was to reflect on the practices of the Radioweb Agency, a communications company that has been operating in the market for 15 years and since 2005 has developed corporate radios. Of the 13 radio stations produced by the Radioweb Agency, three were chosen for analysis: Radio Themis, Radio Canoas Online and Radio ADM, respectively representing the thematic groups, which formed the categories Justice, Politics and Professional Councils and constituted three case studies prototypes. For the conduction of the studies, the Case Study method (YIN, 2001), fragments of the Content Analysis (BARDIN, 2011) and the application of the Business Model Canvas prototype (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2010) were used. The results point to corporate radio broadcasters, developed by Radioweb Agency, as a consolidated and profitable business model, with branded content at the heart of the communications and economic strategy of broadcasters and Radioweb Agency.pt_BR
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