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Título: Re-significando os conceitos de função : um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem.
Autor(es): Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orientador(es): Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Abordagem ética
Abordagem êmica
Matemática - modelagem
Data do documento: 2017
Membros da banca: Orey, Daniel Clark
Kistemann Junior, Marco Aurélio
Rosa, Milton
Referência: CORTES, Diego Pereira de Oliveira. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre1 situada na mesma região. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) descrever a conexão entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, b) compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos matemáticos extraídos das práticas cotidianas encontradas no contexto sociocultural do feirante, c) descrever como as abordagens êmica, ética e dialógica da etnomodelagem se manifestam durante os encontros entre um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio e um feirante e d) verificar como as práticas matemáticas de um feirante podem ser utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da ação pedagógica para a etnomodelagem. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem desenvolvidos por D’Ambrosio e Rosa e Orey, delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que a etnomodelagem pode oferecer para o processo de re-significação de conceitos de funções para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte por meio de sua abordagem dialógica? Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, sendo um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar. Como resultado desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional em formato de um caderno de sugestões para utilização de professores e indivíduos interessados na implementação da etnomodelagem em salas de aula.
Resumo em outra língua: This research was conducted in a public school located in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais and a local farmers market2. The main objective of this study is to show how the dialogical approach of ethnomodeling contributes to the process of re-signification of function concepts. The data from this study involved 38 students in the second year of high school during their interaction with a farmer and his labor practices. Complementing the overall objective of this study, the specific objectives were: a) to describe the connection between ethnomathematics and mathematical modeling, b) to create an understanding of the importance of cultural concepts for the development of mathematical ethnomodels extracted from daily practices found in the sociocultural context of the students in this study, c) describe how both emic and etic approaches and the subsequent dialogical approach of the ethnomodeling process were found in interactions and the meetings between the student group and the farmer, and d) verify how the mathematical practices of the farmer might be adapted and used in the classroom in the development of educational actions in relation to ethnomodeling. Thus, supported by these objectives, and by the theoretical frameworks found in ethnomathematics, modelling, and ethnomodelling developed by D'Ambrosio and Rosa and Orey, the following research question was outlined: What are the possible contributions that ethnomodeling can offer to the process and re-signification of the concept of function to second year students of a high school in a public school in the metropolitan area of Belo Horizonte through a dialogical approach? Three blocks of activities, two questionnaires, one initial and one final, a semi-structured interview with the farmer, a seminar with the students and the farmer, and the fieldnotes of the researcher-teacher, as well as transcriptions of audio and video recordings were used for as data collection in this study. Both quantitative and qualitative data were collected and analyzed by using the methodology of a Mixed Methods Study by applying the QUAN+QUAL design. After this analysis, qualitative data were quantified. This enabled interpretation of the results through the elaboration of three categories and 11 subcategories that allowed the research question to be answered. One of the main results of this study is that ethnomodeling provides an integrative approach to the school mathematics curriculum that considers both etic and emic mathematical knowledge origins, so that teachers and students come to understand, in a more realistic, holistic and comprehensive way, the mathematics developed by the members of the different cultural groups that make up diverse student populations, such as found in this study. As a result of this study, an educational product was elaborated in the format of a notebook of suggestions for implementing ethnomodeling in classrooms.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8279
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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