Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8277
Title: Projetos de modelagem matemática no ensino para aprendizagem de geometria espacial no 2º ano do Ensino Médio.
Authors: Pereira, Luciano David
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Keywords: Matemática - estudo e ensino
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Reis, Frederico da Silva
Chaves, Rodolfo
Viana, Marger da Conceição Ventura
Citation: PEREIRA, Luciano David. Projetos de modelagem matemática no ensino para aprendizagem de geometria espacial no 2º ano do Ensino Médio. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Apresentamos uma breve introdução, contendo elementos de nossas vivências discente e docente que nos despertaram para a temática de pesquisa; na sequência, buscamos explicitar a temática de pesquisa, bem como justificar sua relevância, intentando também demarcar um referencial teórico inicial a partir de pesquisas realizadas em Modelagem Matemática; apresentamos as diretrizes gerais da pesquisa, como a questão de investigação, os objetivos e a metodologia de pesquisa. Os objetivos pretendidos são identificar e analisar as possíveis contribuições da realização de Projetos de Modelagem Matemática à aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial, por alunos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, após uma revisão de literatura, discutimos as relações entre Modelagem Matemática, Projetos de Trabalho e Ensino de Geometria, o que pode contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Matemática. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo feita com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Viçosa, interior de Minas Gerais. Foi desenvolvido um projeto chamado “As Formas Geométricas de Nossa Cidade”, abordando conteúdos de Geometria Espacial, sendo que os participantes escolheram locais da cidade dos quais desejariam investigar as formas geométricas e que constituíram os subtemas de investigação dentro do projeto. Os resultados da pesquisa apontam para diversas contribuições do desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática, tanto nos aspectos relacionados à aprendizagem dos conteúdos de Geometria espacial, como para a formação da criticidade e autonomia dos alunos.
metadata.dc.description.abstracten: This paper presents ongoing research developed as part of a masters in mathematics education at the Universidade Federal de Ouro Preto. One objective of this study is to identify and analyze the possible contributions of carrying out mathematical modeling activities for learning spacial geometry with students in their 2nd year of high school. Another important objective is related to implications of how mathematical modeling helps teachers to rethink their teaching of spacial geometry, having as a major goal the development of meaningful learning for students. In addition, we intend to present and discuss relationships between mathematical modeling, meaningful learning and teaching geometry, which may contribute to the development of research and teaching practices in mathematics education. Initially, we present a brief introduction containing elements of our student and teaching experiences related to how mathematics has awakened us to the subject of research. As a result, we explain the subject of research as well as a justification as to it’s relevance. At the same time, we will demarcate an initial theoretical framework from research in mathematical modeling where we present the general guidelines of the research, the research question, and the objectives and research methodology. The objectives are to identify and analyze possible contributions for the accomplishment of mathematical modeling projects in relation to learning spatial geometry. After a review of the literature, we discuss the relationships between mathematical modeling, work projects and geometry teaching, which contribute to the development of research and pedagogical practices in mathematics education. The research is qualitative, being done with a class of students of the 2nd year of High School of a state school in the city of Viçosa, in the interior of Minas Gerais. A project called "The Geometric Forms of Our City" was developed, addressing contents of Spatial Geometry, and the participants chose places in the city from which they would like to investigate the geometric forms and which constituted the research subtopics within the project. The results of the research point to several contributions in the development of of mathematical modeling projects, both in the aspects related to the learning of the contents of spatial geometry, as well as to the formation of criticality and autonomy of the students.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8277
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ProjetosModelagemMatemática.pdf4,8 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_FormasGeométricasNossa.pdf457,25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons