Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8272
Título: Percepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade.
Autor(es): Malafaia, Guilherme
Santos, Marcelo Rosa dos
Fujaco, Maria Augusta Gonçalves
Castro, André Luis da Silva
Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Palavras-chave: Problemática ambiental
Percepção ambiental
Educação ambiental
Ensino superior
Data do documento: 2011
Referência: MALAFAIA, G. et al. Percepção de discentes do ensino superior do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí sobre os principais problemas ambientas da atualidade. Revista de Estudos Ambientais, v. 13, p. 62-76, 2011. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/2239>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
Resumo: No presente trabalho analisaram-se as percepções sobre os problemas ambientais reveladas pelos discentes de oito cursos superiores do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e algumas instâncias relacionadas a essas percepções, como a abordagem da Educação Ambiental (EA) nos cursos. Para isso, um questionário objetivo foi aplicado a 191 alunos. Observou-se que os alunos possuem uma boa percepção sobre o significado de problemas ambientais e que atribuem aos problemas “poluição dos recursos hídricos”, “poluição do ar”, “escassez de água potável”, o status de problemas mais preocupantes e de maior gravidade. A maioria dos discentes reconhece a sociedade como sendo a responsável por causar os problemas ambientais e também por solucioná-los e reconhece a importância das discussões sobre a temática ambiental para a sua formação profissional, bem como a necessidade da inserção dessa temática em todas as disciplinas. Entretanto, verificou-se que em alguns cursos investigados, a EA é pouco valorizada e que as percepções dos discentes destoam um pouco de suas atitudes práticas. Assim, reforça-se a necessidade de se estimular a abordagem da EA nos cursos superiores, para que mesmo aqueles aparentemente distantes da temática ligada ao meio ambiente possam contribuir para a formação da consciência ambiental em seus formandos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8272
Link para o artigo: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/2239
DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2011v13n1p62-76
ISSN: 1983-1501
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepçãoDiscentesEnsino.pdf
  Restricted Access
873,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.