Avaliação do desempenho da recuperação de áreas degradadas pela mineração utilizando análise multicritério - Estudo de caso da mina Córrego do Sítio.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo destaca a recuperação de áreas impactadas realizada concomitante a operação desde a década de 90 pela Mina Córrego do Sítio, localizada no município de Santa Bárbara, no Estado de Minas Gerais e propõe uma metodologia para a avaliação do desempenho da recuperação. Para tal, utilizaram-se imagem de satélite, uma avaliação de campo e um conjunto de indicadores de desempenho (declividade, cobertura de solo /fisionomia /estratificação da vegetação, grau de compactação/ estrutura do solo, estabilidade geotécnica, feições erosivas, fraturas e falhas, drenagem, solos, hidrogeologia local, grau de isolamento dos fragmentos florestais), selecionados em função da vocação e características da área de estudo. Os dados foram analisados com o auxílio do software de geoprocessamento ArcGIS10.2 e a ferramenta de análise multicritério. Os pesos para composição dos mapas foram obtidos através da metodologia de Analise Hierárquica de Processos. Os indicadores foram pontuados e para cada indicador gerou-se um mapa base, que foram agrupados em temas (Estabilidade, vegetação e infiltração) que representam os mapas intermediários. O mapa final, resultado de todas as interações, fornece um panorama retrospectivo do desempenho da recuperação. Como resultado da simulação, pode-se constatar que as cavas a céu aberto (Cavas Rosalino, Carvoaria e Bocaina), deficientes de reabilitação ambiental, com problemas geotécnicos, de erosão e drenagem deficiente - atributos importantes para o desempenho da recuperação - obtiveram as notas mais baixas da simulação. As pilhas de estéril, como a de Paiol e Cristina recuperadas na década de 90, apresentaram melhores notas devido à manutenção da estabilidade geotécnica, drenagem eficiente e vegetação implantada e inseridas próximos a um importante fragmento de vegetação e já incorporadas à paisagem. A metodologia proposta para a avaliação do desempenho é satisfatória, mesmo considerando a possibilidade de melhorias e adaptações aos atributos propostos. De forma rápida e simples, é possível avaliar o desempenho através de mapas de fácil compreensão e permitir a análise por públicos diferentes. Os resultados podem ser utilizados nos mapas para a tomada de decisão em relação aos procedimentos de reabilitação. Além disso, pode ser considerado um instrumento para comprovar o desempenho de reabilitação de áreas degradadas pela mineração.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Mineração - impacto ambiental, Recuperação ecológica, Sistemas de informação geográfica - SIG, Meio ambiente - degradação
Citação
SIMONI, Bruno Stefan De. Avaliação do desempenho da recuperação de áreas degradadas pela mineração utilizando análise multicritério - Estudo de caso da mina Córrego do Sítio. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.