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Título: Trabalhar e estudar, eis a questão : os desafios enfrentados pelos estudantes trabalhadores da Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(es): Pereira, Lucinea de Souza
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Trabalhadores-estudantes
Escolarização
Ensino superior
Data do documento: 2016
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Portes, Écio Antônio
Referência: PEREIRA, Lucinea de Souza. Trabalhar e estudar, eis a questão: os desafios enfrentados pelos estudantes trabalhadores da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: A proposta desta pesquisa foi compreender como são construídas as vivências universitárias e a trajetória de longevidade escolar dos estudantes trabalhadores das camadas populares que estudam na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e, ingressaram na referida universidade via reserva de vaga social para famílias com renda bruta per capita familiar de até 1,5 salários mínimos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e, para a pesquisa, foram escolhidos os estudantes que, no momento do trabalho de campo, cursavam o 5º período. Dentre o referencial teórico, destacam-se autores que debatem o processo de acesso e permanência de estudantes trabalhadores das camadas populares no Ensino Superior, como Furlani (1998), Mesquita (2010), Portes (1993, 2001), Terribili Filho (2007) e Zago (2000). Foram aplicados, via e-mail, 23 questionários e realizadas quatro entrevistas semi-dirigidas com estudantes que declararam trabalhar e residir em Mariana e Ouro Preto anteriormente ao ingresso na UFOP. As categorias de análises foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: longevidade escolar, o trabalho na vida do estudante universitário de camadas populares e as vivencias universitárias. Os principais resultados demonstram a dificuldade de conciliar estudo e trabalho sendo que, para os estudantes do turno integral, essa conciliação não foi possível e culminou com o abandono do trabalho. Os dados indicaram que a maioria desses estudantes iniciou seus trabalhos anteriormente à conclusão do Ensino Médio, e que, no contexto familiar, há a presença de familiares com pouca escolaridade e inseridos em ocupações de pouco prestígio social e baixo padrão de remuneração. Tais estudantes vivenciaram situações de interrupção da formação escolar, principalmente após a conclusão do Ensino Médio, e, ao ingressarem na universidade, tiveram dificuldades em adaptar ao seu ritmo e à forma de estudo no Ensino Superior. Em todas as histórias escolares pesquisadas, observou-se trajetórias marcadas pelo aproveitamento de oportunidades ao longo da escolarização e uma mobilização da família em torno da educação ou da presença de outras pessoas que incentivaram o prolongamento escolar desses estudantes de camadas populares.
Resumo em outra língua: The purpose of this research was to understand how they are constructed university experiences and the history of school longevity of working students from lower classes who study at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) and entered the same university via social seat reservation for families with income gross per capita family of up to 1.5 minimum wages. This is a qualitative research and for research, students were chosen that at the time of the fieldwork, were enrolled in 5th period. Among the theoretical framework, we highlight authors discuss the process of access and retention of student workers of the popular classes in higher education, as Furlani (1998), Mesquita (2010), Portes (1993, 2001), Terribili Filho (2007) and Zago (2000). They were applied, via e-mail, 23 questionnaires and held four semi-structured interviews with students who reported work and live in Mariana and Ouro Preto prior to joining the UFOP. The categories of analysis were structured according to the themes: school longevity, work in the life of college student working classes and university livings. The main results demonstrate the difficulty of reconciling work and study and, for students in full-time, this reconciliation was not possible and led to the abandonment of work. The data indicated that most of these students began their work before the completion of high school, and in the family context, the presence of family with little schooling and entered into occupations of low social prestige and low standard of compensation. Such students experienced situations of interruption of schooling, especially after the completion of high school, and when they get into university, had difficulties in adapting to their pace and form of study in higher education. In all surveyed school stories, we observed trajectories marked by taking advantage of opportunities throughout the school and a family mobilization around education, or the presence of other people who encouraged the school extension of these popular classes of students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8186
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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