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Título: “Bora animar o grupo!” : a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino.
Autor(es): Freitas, Maisa de
Orientador(es): Windle, Joel Austin
Palavras-chave: Letramentos
Letramento digital
Comunidade de prática
Data do documento: 2017
Membros da banca: Windle, Joel Austin
Corrêa, Hércules Tolêdo
Coscarelli, Carla Viana
Referência: FREITAS, Maisa de. “Bora animar o grupo!”: a construção de uma comunidade de prática virtual em um Instituto Federal de Ensino. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Esta dissertação se propôs investigar a contribuição educacional das Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) nas interações entre alunos e um professor do Ensino Médio, com foco para os usos que esses sujeitos têm feito em comum do aplicativo WhatsApp. Para essa investigação, utilizamos, como aporte teórico, os Novos Estudos do Letramento, integrando as concepções de Letramento Digital, bem como contribuições teóricas sobre Comunidades de Prática on-line. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, realizado em um campus de um Instituto Federal em Minas Gerais, e contou, para a coleta de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas, questionários, etnografia virtual e observação não participante em sala de aula. O recorte da pesquisa envolveu a participação de um professor de Matemática com suas duas turmas do Ensino Médio técnico integrado – uma do 1º e outra do 3º ano. Foi possível identificar, por meio das análises, que as interações em grupos de WhatsApp tendiam a não ter uma influência significativa para o processo de ensino e aprendizagem no espaço da sala de aula, mas, por outro lado, fora dela, as interações se revelaram como uma Comunidade de Prática on-line, o que sugere que o aplicativo possui um potencial pedagógico que pode ser aproveitado entre professores e alunos, superando-se os limites da escola. O uso do aplicativo, no entanto, ainda está mais associado às estratégias dos alunos para obterem nota e serem aprovados do que a um recurso que os fariam se interessar mais pela Matemática. Não se pode afirmar também que o pertencimento a um grupo virtual é capaz de modificar estruturas sociais de grupos marginalizados ou de alunos bons ou ruins, uma vez que a participação no grupo reflete as construções sociais já consolidadas em sala de aula.Com base nos Novos Letramentos, a partir da concepção de Buzato (2007), sobre letramento digital, também foi possível verificar, nas análises, que o letramento digital não se sobrepôs ao letramento tradicional, ao contrário disso, ambos se mesclaram na tentativa dos jovens expressarem dúvidas e resoluções das atividades propostas pelo professor. Espera-se, com isso, contribuir para endossar as pesquisas que envolvem o uso de tecnologias digitais no contexto escolar e para a renovação dos debates a partir do uso das TMSF pelos professores e alunos.
Resumo em outra língua: This dissertation aims to investigate educational contributions of Mobile and Wireless Technologies (MWT) in the interactions between students and a secondary school teacher, focusing on the shared uses that these subjects have made of the app WhatsApp. For this research, we use, as a theoretical foundation, New Literature Studies, integrating the concepts of Digital Literacy, as well as theoretical contributions of online Communities of Practice. This is a qualitative and quantitative case study, carried out on a campus of a Federal Institute in Minas Gerais, based on semi-structured interviews, questionnaires, virtual ethnography and non-structured observation. In the classroom. The research involved the participation of a Mathematics teacher with his two integrated Technical High School classes - one from the 1st year and the other from the 3rd year. It was possible to identify through analyses that interactions in WhatsApp groups tended not to have a significant influence on the process of teaching and learning in the classroom space, but on the other hand outside interactions constituted an online practice community, suggesting that the application has a pedagogical potential that can be harnessed by teachers and students, overcoming the limits of the school. The use of the app, however, is still more associated with students' strategies for achieving grades and passing than as a resource that would make them more interested in Mathematics. It cannot also be said that belonging to a virtual group is capable of changing social structures of marginalized groups or of good or bad students, since the participation in the group reflects the already consolidated social constructions in the classroom. From the conception of Buzato (2007) on digital literacy, it was also possible to verify, in the analyses, that digital literacy did not overlap with traditional literacy; instead, the two merged in young people’s efforts to express doubts and resolutions of the activities proposed by the teacher. The dissertation, contributes, therefore to research that involves the use of digital technologies in the school context and to the renewal of debates on the use of mobile technologies by teachers and students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8165
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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