Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8150
Título: Letramentos multissemióticos em aulas de Língua Portuguesa : possibilidades e desafios em uma escola pública de Ouro Preto-MG.
Autor(es): Castro, Marcelo de
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Língua portuguesa - letramento
Língua portuguesa - estudo e ensino
Modalidade - linguística
Data do documento: 2017
Membros da banca: Corrêa, Hércules Tolêdo
Windle, Joel Austin
Coscarelli, Carla Viana
Referência: CASTRO, Marcelo de. Letramentos multissemióticos em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades e desafios em uma escola pública de Ouro Preto-MG. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar, caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades e desafios que emergem de práticas desta natureza em prol dos letramentos multissemióticos. O estudo ancorou-se, principalmente, em teorias a respeito dos (multi) letramentos, da multimodalidade e dos gêneros discursivos, no contexto do ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo, as gravações em áudio e a entrevista, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades e desafios com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. a intrínseca relação entre as concepções verbalizadas pela educadora e aquelas subjacentes à prática pedagógica desta no que se refere aos conceitos citados que fundamentaram a investigação e que devem estar presentes no projeto de ensino de língua materna; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula que funcionam como uma metodologia em prol dos letramentos multissemióticos e que são uma alternativa didática diante da carência de materiais que valorizem a multimodalidade presente nos gêneros discursivos; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora que forneceram pistas na produção criativa e na leitura crítica de textos multimodais, sem se esquecer da participação dos discentes no processos de interação verbal em torno das linguagens. Além dessa discussão, sinteticamente, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como os aspectos que necessitam da atenção de professores de Língua Portuguesa cujo ensino contemple os multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa também reforçou a centralidade da prática docente relativa aos letramentos multissemióticos no referido componente curricular.
Resumo em outra língua: This research aimed to present, characterize and analyze the way a Portuguese Language teacher explores reading and writing in multimodal discursive genres to reveal and discuss the possibilities and challenges that emerge from these practices, in promoting the multisemiotic literacies, during literacy events, which took place in a Primary School with students in their final years. The study was mainly based on theories about (multi) literacies, multimodality and discursive genres in contemporany Portuguese Language teaching. Regarding the methodology, for six months between 2015 and 2016 observation was undertaken of the practice of a teacher in three classes of a Public School in Ouro Preto (Minas Gerais). During this time the students for whom she taught attended the 8th and 9th grade of Primary School, respectively. Based on qualitative data collection instruments, such as participant observation, field notes, audio recordings and interview, were selected and characterized events of literacy from which it was possible to analyze possibilities and challenges related to the teaching mediation of reading and writing practices with multimodal discursive genres. Thus, the data collected allowed us to discuss: i. the intrinsic relationship between the concepts used by the teacher and those related to her pedagogical practice, considering the concepts mentioned underlying this investigation which should be present in the native language teaching project; ii. The didactic pedagogical resources used in class work as a methodology in favor of multisemiotic literacies and, also, they are a didactic alternative in contrast to the lack of material that value the multimodality present in discursive genres. iii. the approach and the discursive strategies used by the teacher that provided clues in the creative production and in the critical reading of multimodal texts, considering the participation of the students in the processes of verbal interaction of the languages. Besides these discussions, to summarize, the results pointed the success of the investigated practices as well as the aspects that need attention from Portuguese Language teachers whose teaching involve multiliteracies. In this regard, the research has also reinforced the centrality of teaching practice concerned with multisemiotic literacies in the mentioned subject.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8150
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LetramentosMultissemióticosAulas.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons