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dc.contributor.advisorCarvalho, Rosana Areal dept_BR
dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Iara Letícia Leite de-
dc.date.accessioned2017-07-04T15:12:17Z-
dc.date.available2017-07-04T15:12:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Iara Letícia Leite de. Estações da escrita de si: trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais. 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8149-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória formativa de professores de Matemática e está problematizado em torno da seguinte questão: Que elementos da trajetória formativa um grupo de professores de Matemática desvela no decorrer da escrita de si no memorial de formação? Tem como objetivo geral tecer uma compreensão de aspectos da trajetória formativa desses professores de Matemática ao narrarem sobre sua história de vida por meio do memorial de formação e, como objetivos específicos: (i) compreender como se desvela as trajetórias de formação percorridas por esses professores; (ii) identificar os elementos que emergem na construção do “ser professor” a partir dos memoriais de formação produzidos pelos professores. Do ponto de vista metodológico, adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva do Método Biográfico. Como colaboradores da pesquisa tivemos seis professores de Matemática, estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, cuja colaboração se deu através do questionário e da escrita de um memorial de formação que constituiu o corpus de análise. Os dados provenientes desses instrumentos foram analisados com base na Análise de Singularidades e Convergências. Por essas narrativas percebemos que esses professores, de modo geral, percorreram caminhos, apesar de particulares, com muitas aproximações. A trajetória formativa desses professores se constituiu na escolarização, nas vivências familiares, na licenciatura em Matemática, no mestrado e em outros espaços, articulada às experiências na sala de aula, onde se consolida o saber e o saber-fazer e se constrói o aprendizado para o processo de tornarem-se professores. Ao narrarem lembram-se das pessoas que fizeram parte de suas vidas apoiando ou incentivando. São unânimes as lembranças dos professores que tiveram, apontando as características do que consideram um bom professor e aquilo que desejam ser como profissionais, tomando-os como referenciais. Sobre o início da docência contam sobre o cotidiano da profissão, as tensões nesse local, as dificuldades com a indisciplina dos alunos, dentre outras questões que permeiam esse ambiente. Exercendo a profissão buscam cursos para aprimorar as habilidades e conhecer outras metodologias, dentre eles aparece o mestrado. No contexto dessas vivências, constatamos que a constituição como docentes ocorre em diversas etapas, em que vão construindo saberes, crenças e valores. Portanto, essa constituição se dá durante toda a trajetória de vida do sujeito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemática - formação de professorespt_BR
dc.titleEstações da escrita de si : trajetórias formativas de professores de matemática em memoriais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCarvalho, Rosana Areal dept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodriguespt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Ana Cristinapt_BR
dc.contributor.refereeNacarato, Adair Mendespt_BR
dc.description.abstractenThis research’ goal is the formative way of Mathematics teachers. Discussion is problematized around the following question: Which elements of this trajectory are revealed a group of teachers of Mathematics during the writing of themselves in the memorial formation? Its general objective is to provide an understanding of Mathematics teachers way formative aspects in narrating about their trajectory through memorial formation and, as specific objectives: (i) to understand how the formation trajectory of these teachers is revealed; (ii) identify the elements that emerge in the construction of “being a teacher”. From the methodological point of view, we adopt the qualitative approach and the perspective of the Biographical Method. As research collaborators we had six Mathematics teachers, students of a Post-Graduation Program in Mathematics Education whose collaboration took place through a questionnaire and the writing of the memorial that constituted the corpus of analysis. The data from these instruments were analyzed based on Singularity and Convergence Analysis. Through these narratives it was possible to perceive that these teachers, in general, walked along paths, although private, with many approaches. They formative trajectory consisted of schooling, family experiences, degree in Mathematics, Master's and other spaces, articulated to the experiences in the classroom, where knowledge and know-how is consolidated and learning is built for the process of becoming teachers. When they narrate, they remember people who took part of their lives supporting or encouraging them. There is a general agreement based in their memories about the teachers they had, pointing out the characteristics they consider as a good teacher and what they wish to be as a professional, taking them as reference. About teaching beginning, they tell us daily profession life, tensions, difficulties with the students indiscipline, among other issues that permeate this environment. By exercising the profession, they seek courses to improve their skills and to know other methodologies, including Master's degree. In these experiences context, we find that the constitution as teachers occurs in several stages, in which they build knowledge, beliefs and values. So, this constitution occurs during the entire life trajectory of this subject.pt_BR
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