A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.

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Data
2017
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Resumo
O Brasil presenciou, em 2016, a deposição da presidenta Dilma Rousseff (PT). O processo de impeachment resultou de uma crise política que teve seu início em 2014, com a reeleição da petista. Com este trabalho, objetivamos compreender de que forma as pesquisas de opinião pública foram utilizadas estrategicamente pela mídia como discursos de manipulação que dirigiram a leitura do público sobre a situação política. Mais especificamente, analisamos as estratégias discursivas do Datafolha que ajudaram a enfraquecer o governo Dilma, colaborando com seu afastamento da presidência. Após um resgate teórico sobre os conceitos de Opinião Pública e Esfera Pública, de compreender a mídia como um dos principais atores nesses processos, e definir, por meio de Bourdieu (1981) e Charaudeau (2016), as pesquisas de opinião pública como discursos de manipulação, desenhamos os procedimentos metodológicos. O esquema de análise é uma triangulação metodológica, composta por duas vertentes da Análise do Discurso, propostas por Motta (2013) e Krieg-Planque (2010), e pela Teoria do Enquadramento. A pesquisa nos levou a perceber que o instituto Datafolha criou uma narrativa que tem como vilã a presidenta Dilma Rousseff, principal adversária do “Povo Brasileiro” e culpada pelos esquemas de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato. O encadeamento, a omissão de episódios, as estratégias argumentativas e a metanarrativa que permeou toda a história descrita pelo instituto contribuiu para a formação de uma Opinião Pública contrária a Dilma, conferindo o enfraquecimento de seu governo.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Folha de S. Paulo - jornal - Datafolha, Opinião pública - pesquisa, Mídia social
Citação
RUGGIERI, Ana Luísa. A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação: a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.