Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7975
Título: Subsídios para reintrodução de Catetos (Pecari tajacu, Tayassuidae).
Autor(es): Faria, Carlos Magno de
Orientador(es): Azevedo, Cristiano Schetini de
Palavras-chave: Vida selvagem - conservação
Animais selvagens em cativeiro
Catitu - adaptação
Treinamento - antipredação
Data do documento: 2017
Membros da banca: Azevedo, Cristiano Schetini de
Ferreira, Luciana Barçante
Pires, Maria Rita Silvério
Referência: FARIA, Carlos Magno de. Subsídios para reintrodução de Catetos (Pecari tajacu, Tayassuidae). 2017. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O cativeiro modifica o comportamento dos animais, devido à falta de estímulos e à facilidade em conseguir recursos e parceiros sexuais, fazendo com que os animais tenham o seu repertório comportamental diminuído e gerando baixo bem-estar. O enriquecimento ambiental visa melhorar a qualidade de vida de animais cativos, introduzindo elementos que despertem curiosidade nos animais, fazendo com que eles exibam um maior repertório comportamental. No presente trabalho, foi avaliado como o enriquecimento ambiental influencia o repertório comportamental de catetos nascidos e mantidos em cativeiro. Foram utilizadas bacias com alimentos, alimentos escondidos em baixo de montes de palha, rastro de cheiro e alimentos dentro de caixas de papelão. Os itens de enriquecimento ambiental influenciaram positivamente o comportamento dos animais, aumentado os comportamentos exploratórios dos catetos e diminuindo a inatividade. O enriquecimento ambiental aumentou os comportamentos exploratórios de catetos mantidos em cativeiro, provavelmente melhorando o seu bem-estar. Os itens de enriquecimento que influenciaram mais positivamente os comportamentos dos catetos foram os associados à recompensa alimentar, como a palha e as caixas de papelão. Portanto, o enriquecimento ambiental deve ser aplicado para catetos cativos, especialmente para os que participem de projetos conservacionistas.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7975
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_SubsídiosReintroduçãoCatetos.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.