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Título: Análise da influência das pontes térmicas no desempenho térmico de edificações estruturadas em aço.
Autor(es): Caetano, Lucas Fonseca
Orientador(es): Souza, Henor Artur de
Gomes, Adriano Pinto
Palavras-chave: Desempenho térmico
Estrutura em aço
Ponte térmica
Ventilação natural
Data do documento: 2017
Membros da banca: Souza, Henor Artur de
Rocha, Joaquim Cardoso
Gomes, Adriano Pinto
Tribess, Arlindo
Referência: CAETANO, Lucas Fonseca. Análise da influência das pontes térmicas no desempenho térmico de edificações estruturadas em aço. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Dependendo da tipologia de construção, das características arquitetônicas e dos materiais empregados em uma edificação, a sua interação com o clima do local pode produzir impactos negativos no consumo de energia dos edifícios condicionados artificialmente e/ou naturalmente ventilados e, consequentemente, no conforto térmico dos usuários. Quando um material de alta condutividade térmica como o aço é colocado em paralelo com um material menos condutor, ou quando a área da estrutura em aço exposta é grande, a maior parte da transferência de calor ocorre através do aço, por condução, caracterizando um efeito conhecido por ponte térmica através do perfil em aço ou da estrutura exposta. A ponte térmica reduz a resistência térmica do sistema de fechamento e aumenta os gastos energéticos para aquecimento ou resfriamento do ambiente. Diante dessas considerações, neste trabalho avalia-se o desempenho térmico de ambientes naturalmente ventilados e condicionados artificialmente por meio de simulações computacionais utilizando o programa EnergyPlus. Os resultados obtidos mostram que, na simulação numérica dos ambientes naturalmente ventilados houve uma queda de 4,8% da temperatura interna do ambiente no período de inverno, para regiões climáticas mais frias, e um aumento de 1,5% da temperatura interna do ambiente no período de verão. Os efeitos das pontes térmicas foram mais evidentes na avaliação dos ambientes condicionados artificialmente. Houve um aumento máximo de 10,6% na carga térmica total de resfriamento do ambiente e, como consequência, uma variação máxima de 12,5% no consumo de energia da edificação, evidenciando que, quanto maior a área em aço exposta no fechamento da edificação, maior é o efeito causado por esta ponte térmica.
Resumo em outra língua: Depending on the building typology, the architectural characteristics and the materials used in a building, its interaction with the local climate can produce negative impacts on the energy consumption of the buildings mechanically and / or naturally conditioned and, consequently, on the users thermal comfort. When a high thermal conductivity material such as steel is placed in parallel with a less conductive material, or when the exposed steel structure area is large, most of the heat transfer occurs through the steel by conduction, characterizing an effect known as thermal bridging through the steel profile or exposed structure. The thermal bridging reduces the thermal resistance of the closing system and increases energy costs for environment heating or cooling. On these considerations, this research aims to evaluate the thermal performance of naturally ventilated and artificially conditioned environments by means of computational simulations using the EnergyPlus program. The results show that, in the numerical simulation of the naturally ventilated environments, there was a reduction about 4.8% of the environment indoor temperature in the winter period, for colder climatic regions, and an increase of 1.5% in the environment indoor temperature in the summer period. The effects of thermal bridges were more evident in the evaluation of artificially conditioned environments. There was a maximum increase of 10.6% in the environment total thermal cooling load and, as a consequence, a maximum variation of 12.5% in the building energy consumption, evidencing that the larger the exposed steel area in the
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7972
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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