Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7941
Título : Avaliação antioxidante de flavonoides de Citrus sp.
Autor : Ribeiro, Stephan Oliveira
Oliveira, Tânia Toledo de
Zatti, Ricardo Antônio
Silva, Silvia Ribeiro de Souza e
Nagem, Tanus Jorge
Palabras clave : Antioxidantes
Flavonoides
Naringina
Naringenina
Fecha de publicación : 2011
Citación : RIBEIRO, S. O. et al. Avaliação antioxidante de flavonoides de Citrus sp. Revista cientifica da Univiçosa, v. 01, p. 47-52, 2011. Disponível em: <https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/view/253>. Acesso em: 20 mai. 2017.
Resumen : Os antioxidantes são substâncias capazes de estabilizar ou desativar os radicais livres, antes que esses ataquem os alvos biológicos nas células. Estudos têm indicado o papel importante dos radicais livres como grandes responsáveis pelo envelhecimento e por patologias degenerativas. Dentre as diversas classes de antioxidantes de origem natural, os flavonoides têm rece­bido muita atenção nos últimos anos, especialmente os provenientes de Citrus sp. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a capacidade antioxidante dos flavonoides naringina, naringenina e rutina. A avaliação quantitativa da atividade antioxidante foi feita, monitorando-se o consumo do radical livre DPPH pelas amostras, por meio da medida do decréscimo da absorbância de soluções de diferentes concentrações. O comportamento cinético da reação do DPPH demonstrou que os níveis de DPPH remanescentes nas amostras de rutina e controle positivo foram inferiores a 15%; naringina, em torno de 80%, e naringenina não apresentaram aumento significativo do consumo. Os resultados descritos estimulam a continuidade dos estudos in vitro e in vivo da ação antioxidante dos flavonoides naringina e rutina e o desenvolvimento de medicamentos, a partir dessas substâncias.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7941
metadata.dc.identifier.uri2: https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/view/253
ISSN : 2237-2490
Aparece en las colecciones: DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_AvaliaçãoAntioxidanteFlavonoides.pdf
  Restricted Access
450,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.