Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7929
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Luciana Hoffert Castropt_BR
dc.contributor.authorCosta, Fabiana Quaresma da-
dc.date.accessioned2017-06-08T17:08:44Z-
dc.date.available2017-06-08T17:08:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Fabiana Quaresma da. Práticas educacionais como ferramenta pedagógica para a prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7929-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO início do consumo de álcool pelos adolescentes é cada vez mais precoce e o crescente volume ingerido entre os jovens sugere a necessidade de intervenções pedagógicas preventivas que auxiliem no processo de conscientização dessa população, levando a redução do consumo de álcool. Uma escola efetivamente inclinada na promoção da saúde deve desenvolver projetos e métodos que permitam o aumento da criticidade do aluno sobre o uso de drogas lícitas ou ilícitas. Com objetivo de averiguar o conhecimento de alunos do ensino médio sobre os efeitos do binge drinking (abuso agudo) de álcool no cérebro, almejando também uma possível mudança de postura após intervenção pedagógica, foi elaborada e aplicada uma sequência didática. Escolhida uma escola de Belo Horizonte, todos os alunos do primeiro ano do ensino médio foram convidados a participar, com adesão de 56 alunos. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, a amostra final (n=55) foi composta por estudantes do sexo masculino (36,4%) e feminino (63,6%), com média de idade de 15,53 anos. Dentre os participantes, um grande número de adolescentes (90,9%) afirma já ter tido o primeiro contato com o álcool. Inicialmente, 35,8% dos participantes acreditavam que o uso prolongado de álcool causava prejuízo somente ao fígado, dando origem a cirrose hepática. Após a realização das intervenções, houve diminuição significativa na porcentagem de alunos que acreditavam que o dano causado pelo álcool era somente ao fígado (16,6%), apontando possível aquisição de conhecimento. Em relação ao abuso agudo (binge drinking), 70,2% dos estudantes não sabiam ao certo do que se tratava, embora 49,1% dos adolescentes já tenham consumido cinco ou mais doses de bebida alcoólica numa mesma ocasião. Ademais, após as intervenções, a maioria dos estudantes (75%) reduziram o consumo de bebidas alcoólicas. Esses resultados em conjunto, demonstraram a eficácia da intervenção pedagógica proposta em promover a conscientização de estudantes de ensino médio sobre o consumo de bebidas alcoólicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino - didáticapt_BR
dc.subjectEstudantes - drogas - abusopt_BR
dc.subjectAlcoolismo - prevençãopt_BR
dc.subjectEnsino médio - promoção da saúdept_BR
dc.titlePráticas educacionais como ferramenta pedagógica para a prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCruz, Luciana Hoffert Castropt_BR
dc.contributor.refereeMoreira, Leandro Marciopt_BR
dc.contributor.refereeSá, Marcos Augusto dept_BR
dc.description.abstractenThe alcohol consumption among adolescents is initiated at young age and, growing volume drunk among young people suggests the necessity of preventive pedagogical interventions that can avoid alcohol consumption. An effectively motivated school, engaged in health promotion, should develop projects and methods that would increase student's criticalness about the use of licit or illicit drugs. In order to verify high school students´ knowledge about the effects of binge drinking on the brain, also aiming a possible change of posture after pedagogical intervention, a didactic sequence was created. One Belo Horizonte´s school was chosen. All freshman´s high school students were invited to participate, and 56 students applied for this research. After meeting inclusion and exclusion criteria, final sample (n = 55) was composed of male students (36.4%) and female students (63.6%), with a mean age of 15.53 years. Among participants, a large number of adolescents (90.9%) stated that they already had their first contact with alcohol. Initially, 35.8% believed that prolonged use of alcohol could cause injury to liver alone, leading to liver cirrhosis. After interventions, there was a significant decrease in percentage of students who believed that damage caused by alcohol was only to the liver (16.6%), pointing to possible knowledge acquisition. Concerning binge drinking, 70.2% of students were not sure about its definition, although 49.1% of adolescents had already drunk five or more drinks at once. In addition, after interventions, a large majority (75%) have reduced the consumption of alcoholic beverages. These results together, demonstrated the effectiveness of pedagogical intervention in order to promote awareness about alcohol consumption in high school students.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PráticasEducacionaisFerramenta.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PráticasEducacionaisFerramenta.pdf242,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons