Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7928
Título: Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender: uma proposta para a formação docente na EJA.
Autor(es): Gonçalves, Wasley Wagner
Orientador(es): Santos, Cláudio Gouvêa dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação docente
Atividade experimental
Educação ambiental
Livro didático
Data do documento: 2017
Membros da banca: Santos, Cláudio Gouvêa dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Junior, Celio da Silveira
Referência: GONÇALVES, Wasley Wagner. Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender : uma proposta para a formação docente na EJA. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo o desenvolvimento de um produto educativo que qualifique uma proposta de formação continuada para professores de ciências da natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio (EM). O produto educativo é um caderno temático experimental, que favoreça a capacitação para o uso de experimentos simples como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino e aprendizagem de temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender, a única coleção para a EJA distribuída pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), tornando-o um material didático diferenciado e um produto educativo de grande relevância. A construção dessa proposta de formação docente foi baseada nos trabalhos de Tardif, segundo os quais o cotidiano da função docente modifica os saberes experienciais. A partir desse objetivo, foi elaborado, de forma colaborativa, um caderno temático experimental com base nas percepções de um grupo de quatro professores de ciências que atuam em EJA, valorizando seus saberes experienciais. Este caderno temático foi concebido na primeira etapa da pesquisa e intitulado: A água como tema gerador de conhecimento na EJA: proposta de atividades experimentais que favoreçam temas ambientais tratados na Coleção Viver, Aprender. O produto educativo elaborado tem como principal ferramenta pedagógica as atividades experimentais (AEs) utilizando-se materiais alternativos conhecidos pelos professores. Espera-se que o caderno promova, na sala de aula, discussões sobre os temas ambientais trabalhados no livro didático da Coleção Viver, Aprender.
Resumo em outra língua: This research had as main objective the development of an educational product that qualifies a proposal of continuous formation for High School (EM) science teachers working in the Education of Youths and Adults (EJA). The educational product is an experimental thematic notebook, which emphasizes the use of simple experiments as pedagogical tools for teaching and learning processes of environmental themes treated in the “Coleção Viver, Aprender”, the only textbook series addressed to EJA recommended by the National Plan of Didactic Textbook (PNLD), making it a unique teaching material and an educational product of great relevance. The construction of this proposal of teacher training was based on the works of Tardif, to whom everyday teaching activities modify the experiential knowledge. From this objective, a thematic notebook was developed in a collaborative way based on the perceptions of a group of four science teachers who work in EJA, valuing their experiential knowledge. This thematic notebook was conceived in the first stage of the research and entitled: Water as a knowledge-generating theme in the EJA: proposal of experimental activities that favor environmental themes treated in the “Coleção Viver, Aprender”. The educational product elaborated has as main pedagogical tool experimental activities (AEs) with alternative materials known by teachers. It is hoped that the notebook will encourage fruitful discussions in the classroom about the environmental themes worked on in the textbook “Coleção Viver, Aprender”.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7928
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DesenvolvimentoCadernoTemático.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_DesenvolvimentoCadernoTemático.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons