Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7927
Título: Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar.
Autor(es): Martins, Mayara Carvalho
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Educação de adolescentes - projeto EJA
Data do documento: 2017
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Seabra, Daniel Abud
Santos, José Jackson Reis dos
Referência: MARTINS, Mayara Carvalho. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades docentes no cotidiano escolar. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Esta pesquisa encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e educação de jovens e adultos. No contexto educacional, as discussões sobre os desafios e as possibilidades das práticas avaliativas utilizadas dentro das salas de aula são recorrentes. No que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA), é imprescindível que a realidade dos educandos seja levada em consideração no processo educativo, buscando, por meio da aprendizagem, o poder da transformação do sujeito e do seu papel na sociedade. Dessa forma, esta investigação, que tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem na EJA, tem como objetivo compreender como se dão, no campo educacional, as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental nessa modalidade. O referencial escolhido constitui-se pelas obras de autores que discutem a avaliação da aprendizagem, além de autores que fazem reflexões sobre a modalidade EJA. Este estudo tem como campo de pesquisa cinco Instituições de Educação Básica da Região dos Inconfidentes, mantidas pelo poder público, no âmbito municipal. Para a coleta de dados, optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como instrumento o questionário e a entrevista semiestruturada. Para a análise de dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo, tomando como base a análise categórica temática. Os resultados revelaram aspectos importantes de como é construída e desenvolvida a avaliação da aprendizagem na EJA. Identificamos que as educadoras reconhecem as singularidades dessa modalidade, bem como dos seus sujeitos e a partir disso, utilizam estratégias para construir práticas educativas mais contextualizadas. Verificamos o reconhecimento das docentes em relação à importância da avaliação e do seu papel como um instrumento de informação, acompanhamento e respaldo sobre sua prática pedagógica. Identificamos também certa dificuldade encontrada por algumas professoras ao se depararem com os aspectos classificatórios da avaliação. Ao buscarmos compreender como as docentes avaliam, podemos ressaltar que estas utilizam diversas estratégias para avaliar. As interlocutoras revelaram, ainda, os desafios e as possibilidades da avaliação na EJA. Acreditamos que as reflexões deste trabalho enriquecerão o campo que envolve a avaliação na EJA e esperamos que estas reflexões tragam novas provocações e inquietações que visem explorar e contribuir com as práticas avaliativas na EJA.
Resumo em outra língua: This research is based on the intertwining of two themes: assessment of learning and education of young people and adults. In the educational context, discussions about the challenges and possibilities of evaluative practices used in classrooms are recurrent. With regard to youth and adult education (EJA), it is imperative that the reality of learners be taken into account in the educational process, seeking, through learning, the power of transformation of the subject and his role in society. Thus, this research, whose object is to study the assessment of learning in the EJA, aims to understand how in the educational field, the assessment practices of the teachers of the initial years of Elementary School in this modality. The chosen framework is the works of authors who discuss the evaluation of learning, as well as authors who reflect on the EJA modality. This study has as research field five Institutions of Basic Education of the Region of the Unconfidents, maintained by the public power, in the municipal scope. For the data collection, the qualitative research was chosen, having as instrument the questionnaire and the semi-structured interview. For the analysis of data we use the Content Analysis method, based on the categorical thematic analysis. The results revealed important aspects of how the assessment of learning in EJA is constructed and developed. We identify that the educators recognize the singularities of this modality, as well as of its subjects and from this, use strategies to construct educational practices more contextualized. We verified the recognition of the teachers in relation to the importance of the assessment and its role as an instrument of information, accompaniment and support on its pedagogical practice. We also identified a certain difficulty encountered by some teachers when faced with the classification aspects of the assessment. When we try to understand how the teachers evaluate, we can emphasize that they use different strategies to evaluate. The interlocutors also revealed the challenges and possibilities of assessment in the EJA. We believe that the reflections of this work will enrich the field of assessment in the EJA and hope that these reflections will bring new provocations and concerns that seek to explore and contribute to the assessment practices in the EJA.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7927
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AvaliaçãoAprendizagemEducação.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons