Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7813
Título: A relação família-escola em contexto rural : mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG.
Autor(es): Reis, Maglaice Miranda
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palavras-chave: Famílias rurais
Rendimento escolar - sucesso
Data do documento: 2017
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Portes, Écio Antônio
Referência: REIS, Maglaice Miranda. A relação família-escola em contexto rural: mobilização familiar em um subdistrito de Mariana-MG. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar as práticas educativas e os esforços escolares das famílias residentes em uma localidade rural, a partir dos casos de desempenho escolar das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscou-se: a) investigar as dinâmicas familiares, a rede de relacionamentos e os modos de acompanhamento familiar da escolarização e sua relação com o “sucesso” ou “fracasso” escolar das crianças pesquisadas; b) identificar e analisar as representações das famílias e dos professores, bem como as expectativas sobre o futuro escolar dos estudantes dessa pesquisa e, c) compreender os aspectos sociais e culturais que caracterizam o meio rural pesquisado e sua relação com os processos de escolarização. Quanto ao percurso metodológico, de natureza qualitativa, foram realizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores e famílias das crianças selecionadas que frequentavam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo os dados tratados por meio das técnicas de análise de conteúdo. Selecionamos cinco estudantes com bom desempenho escolar e cinco em situação de baixo desempenho escolar de uma escola localizada em um subdistrito de Mariana-MG, totalizando oito famílias. Além das entrevistas aplicamos questionários com objetivo de caracterização sociodemográfica das famílias. Para a interpretação dos dados consideramos cinco categorias de análise que foram construídas a partir do referencial teórico da pesquisa como também dos dados coletados: a dinâmica familiar, o cotidiano das famílias, a rede de relacionamentos, a vida escolar da prole e o acompanhamento familiar da escolarização e, por fim, as expectativas escolares: sucesso e fracasso na percepção de pais e professores. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado um impacto da distância entre os estilos educativos das famílias rurais e a cultura escolar nos resultados escolares das crianças, assim como nas representações sobre o fracasso e o sucesso escolar construídas pelos professores e pelos familiares, as famílias rurais pesquisadas desenvolvem um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.
Resumo em outra língua: This research aimed to investigate the educational practices and the school efforts of the families living in a rural location, based on the cases of school performance of children in the Primary Years of Elementary School. For that purpose, it was investigated the family dynamics, the network of relationships and the ways the family accompanied the schooling of the children. Their relationship with "success" or "failure" of the children was also studied; identify and analyze the representations of families and teachers, as well as the expectations about the future of the students in this research; and to understand the social and cultural aspects that characterize the researched rural environment and their relation with the schooling processes. As for the methodological pathway, of a qualitative nature, documentary analysis and semi-structured interviews were made with the teachers and families of the selected children attending Elementary School, and the data obtained was treated using content analysis techniques. We selected five students with good school performance and five with poor performance from a school located in a sub-district of Mariana-MG, totaling eight families. In addition to the interviews, we applied questionnaires in order to characterize them in social and demographic terms. For the interpretation of the data, we consider five categories of analysis that were constructed based on the theoretical reference of the research as well as on the data collected: family dynamics, families' daily life, network of relationships, school life of offspring and family accompaniment of schooling and, at last, school expectations about "success" and "failure" in the perception of parents and teachers. The results indicate that, although an impact of the distance between the educational styles of rural families and the school culture on children's school results has been confirmed, as well as in the representations of "failure" and "success" in school constructed by teachers and families, the rural families surveyed make all kinds of efforts in the school life of their children and mobilize, even in a different degree and manner, to meet the demands of the school.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7813
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_RelaçãoFamíliaEscola.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons