Desenvolvimento de placas de gesso termo isolantes aditivadas com rejeitos de quartzito e fibra de vidro.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O uso de placas de revestimento de gesso (conhecidas como drywall) tem se tornado cada vez mais comum, visto que estas apresentam diversas vantagens, como rapidez e facilidade na instalação, regularidade dimensional e superfície lisa, bom isolamento térmico e acústico, resistência a umidade e ao fogo, grande durabilidade em ambientes internos (paredes, forros e revestimentos). A atividade industrial da construção civil é um grande consumidor de matérias primas, e, recentemente a questão ambiental tem ganhado cada vez mais importância neste setor. A opção por soluções cada vez mais sustentáveis, fazendo uso de materiais reciclados ou reaproveitados é cada vez mais essencial e cria atrativos para o desenvolvimento e valoração dos produtos desta indústria, promovendo ganhos a todos envolvidos. Desta forma, este projeto propõe o desenvolvimento de um material compósito termicamente eficiente e resistente ao fogo para alvenarias modulares, em que se destinam rejeitos da indústria da mineração de ferro e quartzito. Os rejeitos da mineração de ferro são as fibras de vidro empregadas como elemento construtivo e portante para estruturas de apoio. Os rejeitos da mineração de quartzito são os quartzitos friáveis, camadas superiores que compõem os inservíveis desta atividade mineradora. O material compósito proposto possui como matriz uma argamassa de gesso comercial e areia de argila expandida, aditivada com rejeitos e moldados sob a forma de placas, a exemplo das placas de gesso comercialmente disponíveis. Todos os materiais utilizados para construção das placas foram caracterizados segundo suas propriedades físicas, químicas e morfológicas. As placas foram submetidas a um programa experimental para determinação de suas propriedades mecânicas, isolamento térmico e resistência ao fogo comparativamente às placas de gesso de referência. Os resultados obtidos indicaram desempenho semelhante para as placas aditivadas com rejeitos em relação às convencionais, que mostra que a adição de rejeitos pode não só produzir peças mais econômicas, quanto mais eficientes ambientalmente, contribuindo com a sustentabilidade de geradores de rejeitos e consumidores de matérias primas naturais.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Placas de gesso, Rejeito de quartzito, Resistência a incêndio, Sustentabilidade
Citação
MOL, Rosana Márcia de Resende. Desenvolvimento de placas de gesso termo isolantes aditivadas com rejeitos de quartzito e fibra de vidro. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.