Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRaimundo, Rodolfo Luiz Souza-
dc.date.accessioned2017-05-23T17:04:57Z-
dc.date.available2017-05-23T17:04:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRAIMUNDO, Rodolfo Luiz Souza. Avanços conceituais em biologia celular mediados por WebQuests. 2017. 117f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7795-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou o potencial da ferramenta de tecnologia e informação WebQuest como mediadora para a aquisição de avanços conceituais (aprendizagem) dentro do tema “divisão celular: processos de mitose e meiose”. A WebQuest postulada por Bernie Dodge e é fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa e na construção coletiva do conhecimento. Sua estrutura incluiu os passos: “Introdução”, para instigar a curiosidade; “Tarefa”, que foi a criação coletiva de um mapa conceitual; “Processos e recursos”, que foram multimídas usadas como organizador prévio e como recursos instrucionais que, como ideias-âncora auxiliaram na tarefa proposta; “Avaliação”, da aprendizagem e da ferramenta; “Conclusão”, feita como síntese do assunto e por fim, “Referências e créditos”, aos autores das mídias e organizadores da WebQuest. Os sujeitos da pesquisa foram os 31 Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, regularmente matriculados na disciplina de Biologia Celular, analisados na qualidade de aprendizes e de futuros professores de Biologia. A análise foi quantitativa e qualitativa, individual e coletiva, baseadas em três instrumentos: (1) teste de conhecimento (pré e pós-testes) de conteúdo específico, contemplando questões testes com níveis progressivos de complexidade (do mais inclusivo para o mais específico). Demonstramos a ocorrência de aprendizagem com incremento de notas individuais e média global após a WebQuest; (2) questionário semiestruturado de opinião sobre a WebQuest, como facilitadora da aprendizagem e metodologia a ser incorporada na didática docente. Todos os estudantes avaliaram positivamente a ferramenta e forneceram considerações importantes sobre seu desenvolvimento. Motivação e satisfação foram os sentimentos mais citados; (3) nos mapas foram analisados a qualidade e quantidade de conceitos, termos e ligações, estrutura hierárquica e organização, tendo como referência um “mapa de especialistas” elaborado pelos autores. Os desenhos dos mapas dos estudantes indicaram o ancoramento de novos conceitos às redes cognitivas existentes, corroborando a ideia de aprendizagem significativa. Assim, concluiu-se que as tecnologias de informação e comunicação favorecem o processo de aprendizagem significativa dos alunos, despertam interesse e facilitam a formação de novos desenhos cognitivos dos fenômenos celulares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - WebQuestspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectDivisão celularpt_BR
dc.titleAvanços conceituais em biologia celular mediados por WebQuests.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 23/05/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.refereeZama, Uyrá dos Santospt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.refereeOliveira, Lisandra Brandino dept_BR
dc.description.abstractenThe present research investigated the potential of the technology and information tool WebQuest as a mediator for the acquisition of conceptual advances (learning) within the theme: "cell division: processes of mitosis and meiosis". WebQuest, postulated by Bernie Dodge, is based on the Significant Learning Theory and the collective construction of knowledge. Its structure includes the steps: "Introduction", to instigate curiosity; "Task", which was the collective creation of a conceptual map; "Processes and resources", which were the multimedia used as a previous organizer and as instructional resources that, as anchor ideas, aided in the proposed task; "Assessment", of the learning process and the tool; "Conclusion", as a synthesis of the subject and, finally, "References and credits", of the authors of the medias and organizers of WebQuest. The research participants were the 31 licentiates in Biological Sciences of the Federal University of Ouro Preto, regularly enrolled in the discipline of Cell Biology, analyzed as apprentices and future professors of Biology. The analysis was quantitative and qualitative, individual and collective, based on three instruments: (1) knowledge test (pre and post-tests) of specific content, covering test questions with progressive levels of complexity (from the most inclusive to the most specific). We demonstrated the occurrence of learning with the increase of individual grades and global grade point average after WebQuest; (2) semistructured questionnaire of opinion about WebQuest, as a facilitator of the learning and methodology to be incorporated into teaching didactics. All the students positively evaluated the tool and provided important considerations about its development. Motivation and satisfaction were the most cited feelings; (3) the quality and quantity of concepts, terms and links, hierarchical structure and organization, were analyzed in the maps, having as reference a "map of experts" elaborated by the authors. The student map drawings indicated the anchoring of new concepts to the existing cognitive networks, corroborating the idea of meaningful learning. Thus, it was concluded that the information and communication technologies favor the process of meaningful learning of students, arouse interest and facilitate the formation of new cognitive designs of cellular phenomena.pt_BR
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AvançosConceituaisBiologia.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_AvançosConceituaisBiologia.pdf374,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons