Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7783
Título: Portfólio e avaliação da aprendizagem sobre natureza da ciência de uma licencianda em um curso de formação inicial.
Autor(es): Fernandes, Gabriella Leone
Orientador(es): Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Palavras-chave: Portfólios em educação
Prática educacional
Formação de professores
Data do documento: 2017
Membros da banca: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Almeida, Sheila Alves de
Barbosa, Luís Gustavo D'Carlos
Referência: FERNANDES, Gabriella Leone. Portfólio e avaliação da aprendizagem sobre natureza da ciência de uma licencianda em um curso de formação inicial. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Vários estudos apontam a importância de inserir o tema Natureza da Ciência (NC) no ensino de Ciências, por possibilitar uma visão mais ampla sobre ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Nesse sentido, tornase necessário pensar em como promover discussões sobre o tema em cursos de formação de professores de ciências e como avaliar tais cursos e os conhecimentos desenvolvidos pelos docentes. Pesquisas têm buscado promover e investigar a compreensão sobre ciência dos professores. Um número significativo de instrumentos de pesquisa já foram propostos com esse objetivo, destacandose, entre eles, questionários, situaçõesproblemas e entrevistas. Problemas quanto aos instrumentos e a avaliação a que se propõem têm sido apontados pela literatura. Além disso, pelos instrumentos, há certa unanimidade em apontar a compreensão limitada sobre ciência dos professores de ciências, classificando suas visões em ingênuas ou deformadas. Levandose em consideração tal problemática, nessa pesquisa utilizamos uma forma alternativa para avaliar o conhecimento sobre NC de professores em um curso de formação inicial que se destinava a instruílos sobre o tema. Esse estudo tem como objetivo analisar o entendimento sobre ciência de uma licencianda em química e como o portfólio possibilitou avaliar seus conhecimentos sobre o tema, durante sua participação na 1a etapa do curso de formação inicial sobre NC, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) subprojeto Química. O curso tinha como principal objetivo proporcionar uma visão mais ampla sobre NC aos futuros professores de química, elaborar e desenvolver planos de aula e sequências didáticas com este foco nas aulas de química das escolas públicas participantes do projeto. O curso aconteceu durante 3 semestres e todos os participantes produziram textos semanalmente com intuito de propiciar suas reflexões sobre o aprendizado no curso. Realizamos uma análise documental a fim de identificar no conjunto de textos que faziam parte do portfólio elaborado por uma licencianda seu entendimento sobre ciência e o desenvolvimento desse conhecimento. Com intuito de sistematizar a análise do portfólio, optamos pela análise de conteúdo. Buscamos identificar também os aspectos de NC ressaltados por ela, e se eles foram justificados ou exemplificados, a partir dos contextos vivenciados. A análise indica que a participação da licencianda no curso de formação inicial contribuiu para que ela desenvolvesse uma visão ampla sobre ciência, sendo que a metodologia empregada no curso, a utilização de uma abordagem explícita e contextualizada de NC, assim como o engajamento da mesma, foram primordiais para isso. Além disso, o portfólio como instrumento de avaliação possibilitou a compreensão mais profunda dos conhecimentos da licencianda sobre NC. A pesquisa trás contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito a potencialidade de casos históricos e contemporâneos para promover a aprendizagem de NC de professores de ciências e do portfólio como instrumento de avaliação e reflexão.
Resumo em outra língua: Several studies highlight the importance of insert the Nature of Science (NOS) theme in science teaching, by enabling a broader view of science and the development of critical thinking of students. In this sense, it becomes necessary to think about how to promote discussions on the subject in science teachers’ courses and how to evaluate such courses and the knowledge developed by the teachers. Research has sought to promote and investigate teachers' understanding of science. A significant number of research instruments have already been proposed with this objective, among them, questionnaires, situationsproblems and interviews. Problems regarding the instruments and the evaluation they propose have been pointed out in the literature. Moreover, by the instruments, there is some unanimity in pointing out the limited understanding of science teachers about science, classifying their views as naïve or deformed. Considering this problem, in this research we used an alternative way to evaluate the knowledge about NOS of teachers in an initial training course that was intended to instruct them on the subject. This study aims to analyze the understanding about science of a chemistry undergraduate and how the portfolio made possible to evaluate its knowledge on the subject, during its participation in the first stage of the initial training course on NOS, developed under the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (Pibid) Chemical subproject. The main objective of the course was to provide a broader view on NOS to future chemistry teachers, to elaborate and develop lesson plans and didactic sequences with this focus in the chemistry classes of public schools participating in the project. The course was held for 3 semesters and all participants produced weekly texts to provide their reflections on course learning. We performed a documentary analysis in order to identify in the set of texts that were part of the portfolio prepared by a licencianda its understanding about science and the development of this knowledge. In order to systematize portfolio analysis, we opted for content analysis. We also sought to identify the NOS aspects highlighted by it, and if they were justified or exemplified, from the contexts experienced. The analysis indicates that the undergraduate's participation in the initial training course contributed to her developing a broad vision of science, with the methodology used in the course, the use of an explicit and contextualized approach to NOS as well as its engagement, were paramount for this. In addition, the portfolio as an evaluation tool has enabled a deeper understanding of the undergraduate's knowledge about NOS. The research brings significant contributions to the training of teachers, regarding the potential of historical and contemporary cases to promote the NOS learning of science teachers and the portfolio as an instrument of evaluation and reflection.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7783
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PortfólioAvaliaçãoAprendizagem.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons