Avaliação dos parâmetros sangüíneos de hepatotoxicicidade em coelhos normais submetidos a tratamentos com antocianina e antocianina + naringenina.

Resumo
Diversos trabalhos têm atribuído aos flavonóides inúmeras propriedades farmacológicas. Dentre esses flavonóides a antocianina (extraída da uva roxa) e a naringenina (extraída da laranja) demonstraram redução dos níveis sangüíneos de glicose e triacilglicerol em coelhos diabéticos. Apesar de, segundo relatos na literatura, a toxicidade em relação flavonóides parecer rara, são citadas reações adversas, quando usa-das doses farmacológicas crônicas, como hepatite e perda de peso de alguns órgãos como o fígado. O presente ensaio teve como objetivo investigar se as substâncias testadas nessas doses terapêuticas ocasionavam algum efeito adverso no metabolismo hepático de coelhos normais. O experimento teve 30 dias de duração, sendo as medidas de peso e dosagens dos constituintes do sangue (proteínas totais, alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, gama glutamiltranspeptidase) realizadas a 0, 15 e 30 dias. Os resultados indicaram que, de modo geral, as substâncias teste não ocasionaram alterações relevantes no metabolismo desses animais saudáveis.
Descrição
Palavras-chave
Antocianina, Naringenina, Hepatotoxicidade, Anthocyanin, Naringenin
Citação
RIBEIRO, J. N. et al. Avaliação dos parâmetros sangüíneos de hepatotoxicicidade em coelhos normais submetidos a tratamentos com antocianina e antocianina + naringenina. Revista Brasileira de Análises Clínicas, v. 38, n.1, p.23-27, 2006. Disponível em: <http://www.sbac.org.br/pt/pdfs/rbac/rbac_38_01/rbac3801_07.pdf>. Acesso em: 24 maio 2012.