Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7698
Título : Hábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto, Minas Gerais.
Autor : Oliveira, Silvana Pedroso de
Muniz, Lidiane Batista
Marliére, Cláudia Aparecida
Freitas, Silvia Nascimento de
Fonseca, Karina Zanotti
Carvalho, Ligia Ribeiro
Cancho, Vicente Garibay
Palabras clave : Hábitos de compra
Consumo alimentar
Ouro Preto
Fecha de publicación : 2005
Citación : OLIVEIRA, S. P. de. Hábitos de compra de alimentos da população de Ouro Preto, Minas Gerais. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 1, n.12, p. 1-9, 2005. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/1835>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Resumen : Os hábitos de compra de alimentos vão influir no padrão de consumo e na segurança alimentar das famílias. Com o objetivo de avaliar os hábitos de compra de alimentos no Município de Ouro Preto, Minas Gerais, foi aplicado um questionário a moradores de cento e trinta e sete domicílios, selecionados por amostragem sistemática. O maior gasto com alimentação ocorreu nos supermercados. Os estabelecimentos mais freqüentados foram: açougues, supermercados, padarias e quitandas. Os principais critérios para escolha dos alimentos foram preço e qualidade; para escolha do local de compra os critérios foram preço e higiene do local. A maioria dos entrevistados declarou que planejava suas compras, e mais da metade deles informou que fazia compras a crédito, principalmente nos supermercados e açougues. Os entrevistados costumavam ler as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade, a informação nutricional e a composição do produto. Os principais problemas para o abastecimento de alimentos apontados foram: alto preço dos produtos e número insuficiente de estabelecimentos comerciais no bairro. Os resultados revelam preferência pelo pequeno comércio especializado (açougues, padarias e quitandas) e também pelos supermercados. De maneira geral, observa-se que o preço foi o principal critério considerado, tanto na escolha do alimento como do estabelecimento comercial, o que pode ser associado à baixa renda dos entrevistados.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7698
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/san.v12i1.1835
ISSN : 2316-297X
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Segurança Alimentar e Nutricional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Segurança Alimentar e Nutricional <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/about/submissions>. Acesso em: 11 nov. 2019.
Aparece en las colecciones: DENCS - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_HábitosCompraAlimento.pdf165,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.