Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7624
Title: Recepção e uso de livro de apoio ao professor dos anos iniciais : um estudo de caso do livro "Trilhas para ensinar ciências para crianças".
Authors: Pereira, Bárbara Luiza Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Sheila Alves de
Keywords: Ciências - estudo e ensino
Ensino fundamental - séries iniciais
Material de apoio - livro
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Sousa, Hildeberto Caldas de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Citation: PEREIRA, Bárbara Luiza Alves. Recepção e uso de livro de apoio ao professor dos anos iniciais: um estudo de caso do livro "Trilhas para ensinar ciências para crianças". 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Abstract: Esta pesquisa situa-se no campo teórico do ensino de Ciências: os materiais didáticos, e visa contribuir para a construção do conhecimento acerca da formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente sobre a forma que utiliza os textos de apoio em sua prática. Atualmente, no Brasil, há poucas pesquisas que investigam a forma como os professores utilizam os livros de apoio teórico-metodológico, buscando a melhoria dos cursos de formação inicial e, consequentemente, da qualidade do ensino de Ciências para crianças. A finalidade aqui é ampliar tal análise, relacionando a prática de uma professora dos anos inicias com o material de apoio “Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças”, escrito por pesquisadoras e formadoras de professores. Buscamos identificar a recepção do material pela professora, bem como seu uso, o que foi utilizado, como e porque, além de possíveis impactos. Para tanto, a metodologia empregada baseou-se em observações e gravações em áudio e vídeo da prática em sala de aula, além de análise e interpretação das transcrições dessas aulas e de conversas com a professora. Fundamenta-se especialmente essa pesquisa nos estudos de Weissmann (1998), Sá (2010), e contribuições de Goes, (2000) Fracalanza (2006) e Fiscarelli, (2007). Entre as diversas variáveis que reconhecemos significativas para o trabalho da professora, destacamos que as imposições da escola limitam o tempo e, sistematicamente, influenciam sua prática, inclusive no que se refere ao uso do livro. Concluímos que apesar de a recepção do livro pela professora ter se dado de maneira positiva, seu uso foi realizado de modo parcial, e que tal fenômeno depende da formação do professor, das condições de trabalho em que está envolvido, entre outros fatores. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina Ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de professores consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação desses professores.
metadata.dc.description.abstracten: This research is located in the theoretical field of science teaching, didactic materials and the visa to build knowledge about the teacher's education about the principles of elementary education, specifically on a form that uses the texts to support their practice. Currently, in Brazil, there are few researches that investigate how teachers use the theoretical and methodological support books, in a detailed way, seeking an improvement of the initial training courses and, consequently, the quality of science education for children. The purpose here is to broaden the analysis by relating a practice of a teacher for years to the "Tracks for Teaching Science for Children" written by teachers' researchers and trainers. We sought to identify a reception of the material by the teacher as well as its use, what was used, how and why, and possible impacts. For this, a methodology used was based on observations and audio and video recordings of classroom practice, as well as an analysis and interpretation of class transcripts and conversations with a teacher. This research is especially based on studies by Weissmann (1998), Sá (2010), and contributions by Goes, (2000) Fracalanza (2006) and Fiscarelli, (2007). Among the several variables that recognize significant for the work of the teacher, it is emphasized that the impositions of the school, limit the time of the teacher and, systematically, its practice, inclusive. We conclude that although a book reception for the teacher has been given in a positive way, its use has been partially realized and that the talent depends on the teacher's training, the working conditions in which it is involved, among other factors. In a more individual dimension, teachers evaluate, use and modify information available in training materials in function of their daily work. A social dimension of the work of the teacher who teaches science to children we inquire the programs of initial and continuing training of teachers consider the context of work of this professional. Our objective is to contribute to the strengthening of the work of the teacher of the basic school and to provoke a reflection on the programs of formation of the teachers.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7624
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_RecepçãoUsoLivro.pdf3,5 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO__PropostaFormaçãoContinuada.pdf816,62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons