Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7386
Título: Análise espaço-temporal aplicada às ocorrências de hipertensão e diabetes nos municípios do estado de Minas Gerais.
Autor(es): Pinto, Eliangela Saraiva Oliveira
Santos, Gerson Rodrigues dos
Oliveira, Fernando Luiz Pereira de
Palavras-chave: Estatística espacial
Dados de área
Distribuição espacial
Autocorrelação espacial
Scan espaço-temporal
Data do documento: 2014
Referência: PINTO, E. S. O.; SANTOS, G. R. dos; OLIVEIRA, F. L. P. de. Análise espaço-temporal aplicada às ocorrências de hipertensão e diabetes nos municípios do estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Biometria, v. 32, p. 238-266, 2014. Disponível em: <http://jaguar.fcav.unesp.br/RME/fasciculos/v32/v32_n2/A6_Eliangela_Gerson_Fernando.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2017.
Resumo: Objetivando avaliar a distribuição espaço-temporal de hipertensão arterial e diabetes mellitus nos municípios de Minas Gerais, entre 2002 a 2012, aplicou-se as técnicas de análise espacial de dados de área, destacando-se a média móvel local, os coeficientes de autocorrelação global de Moran e o índice local de Moran. Além disso, foram construídos mapas temáticos de distribuição espacial, de autocorrelação local (Box Map) e de identificação de cluster, utilizando a estatística Scan espaço-temporal. Verificou-se que há autocorrelação espacial para ambas as variáveis, entre os municípios, em que apresentou coeficientes de Moran (global) positivos e significativos para todos os anos estudados. Foi possível identificar, por meio da análise local, agrupamento de municípios situados na parte sul do estado com maiores taxas de prevalência de hipertensão e também de diabetes em todos os anos. Também identificou-se a ocorrência de cluster significativo localizado no sul do estado para as duas variáveis analisadas. Conclui-se que a análise espaço-temporal permitiu mapear e compreender a distribuição das taxas de hipertensão e diabetes no estado de Minas Gerais. Estudos como este podem fornecer informações para que os serviços de saúde possam selecionar os principais locais com taxas altas e propor ações de controle.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7386
ISSN: 1983-0823
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Biometria estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Biometria <http://www.biometria.ufla.br/index.php/BBJ/about>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseEspaçoTemporal.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.