Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7372
Título: Mudanças de concepções de representação cartográfica : contribuições de uma parceria colaborativa entre professores de Geografia.
Autor(es): Paulo, Jacks Richard de
Schnetzler, Roseli Pacheco
Palavras-chave: Mapas
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2012
Referência: PAULO, J. R. de; SCHNETZLER, R. P. Mudanças de concepções de representação cartográfica: contribuições de uma parceria colaborativa entre professores de Geografia. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Maringá, v. 4, n. 2, p. 40-59, 2013. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga/article/view/49185>. Acesso em: 14 mar. 2017.
Resumo: Há várias décadas, professores que atuam na Educação Básica vêm promovendo a inserção das representações cartográficas/mapas no processo de ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos, principalmente na área de Geografia, mas também não é recente o fato de professores apontarem sérios problemas tanto de ensino quanto de aprendizagem dos mapas. Assim, investigamos se a constituição de uma parceria colaborativa, em um processo de formação continuada, contribui para que os professores de Geografia (re)signifiquem suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. A atividade proposta visou a fazer mudanças conceituais em relação às representações cartográficas e, consequentemente, contribuir para a melhoria do ensino. Diante das reflexões estabelecidas pelo grupo em relação aos conceitos, percebeu-se que os professores começaram a se sentir mais seguros em relação às representações cartográficas/mapas. No entanto os problemas de como trabalhavam as representações e os conceitos podem ser explicados pela concepção que tinham de ensino, de aprendizagem e de conhecimento.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7372
ISSN: 2175-862X
Licença: O periódico Geoingá permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1400>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MudançasConcepçõesRepresentação.pdf126,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.