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Título: Comportamento geotécnico de aterros aeroportuários sobre fundações compressíveis : estudos e análises do aterro do aeroporto de Itajubá/MG.
Autor(es): Carvalhais, Rafael Mendonça
Orientador(es): Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva
Palavras-chave: Aterros - solos moles
Recalque de estruturas
Solos - compressibilidade
Solos - consolidação
Data do documento: 2017
Membros da banca: Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva
Barbosa, Terezinha de Jesus Espósito
Minete, Enivaldo
Referência: CARVALHAIS, Rafael Mendonça. Comportamento geotécnico de aterros aeroportuários sobre fundações compressíveis: estudos e análises do aterro do aeroporto de Itajubá/MG. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Os projetos de aterros sobre fundações compressíveis (solos moles) incorporam diferentes concepções para a superação dos problemas geotécnicos provenientes da baixa resistência ao cisalhamento e sua elevada compressibilidade. Neste contexto, o emprego de drenos verticais para a aceleração do processo de adensamento da camada compressível e de geossintéticos como elementos de reforço na base do aterro constitui uma metodologia de excelente desempenho e de uso constante da engenharia geotécnica moderna. Os processos de estabilização do solo de fundação, sobretudo, no que se refere à aceleração dos recalques bem como o reforço com geossintéticos, promovem respectivamente a redução no prazo de execução da obra, bem como o estabelecimento de um material compósito (solo reforçado), mais resistente e menos deformável que o solo nas condições naturais. Diante disto, este trabalho visa discutir os estudos e análises implementadas para a execução de projetos de aterros aeroportuários em fundações compressíveis, tendo-se como ênfase o aterro do aeroporto de Itajubá/MG, situado no sul do estado de Minas Gerais. O projeto engloba a estabilização do solo de fundação através do emprego de drenos verticais de brita, reforço dos aterros pela inclusão de geogrelha e execução de colchão/lastro drenante de brita. Neste sentido, esta dissertação apresenta as metodologias de projeto, o programa de investigação geotécnica que envolve ensaios de laboratório e de campo do solo compressível da fundação e do material do aterro, bem como os resultados obtidos através do monitoramento realizado.
Resumo em outra língua: The design methodologies for embankments on soft groundcover a wide range of solutions to overcome geotechnical-related problems caused by low shear strength and high compression index of soft soils. In this context, vertical drains and geosynthetics are used on a regular basis with the purpose of quicken the consolidation process and reinforcement of embankment bases respectively, yielding very satisfying results. The consolidation of ground soil, particularly when achieved through acceleration of soil settlement and the use of geogrid as a reinforcement element, is effective to bring down the construction time, and to consolidate this composite-material (reinforced soil) that is more resistant and less deformable than the soil in its original state. This MSc thesis aims to discuss some studies related to the construction of embankments for airport runways on soft ground. The case study of this paper is about the construction project of an airport located in the city of Itajubá, Minas Gerais, Brazil. In the aforementioned project, the ground soil consolidation is met thanks to the use of vertical drains, geogrid, and a drain layer made of crushed stone. Likewise, this MSc thesis describes the design methodologies, the geotechnical investigation plan for lab and field testing of the soft ground soil and embankment soil, and finally the outputs of the monitoring process.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7361
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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