Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7208
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Pereira | - |
dc.contributor.author | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-01T16:44:03Z | - |
dc.date.available | 2017-02-01T16:44:03Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, F. P.; VIANA, M. da C. V. Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico. Revista da Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p. 17-21, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/323>. Acesso em: 01 fev. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-809X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7208 | - |
dc.description.abstract | Com esta pesquisa pretende-se reestruturar ou reformular o Currículo de Matemática de um Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico, levando em consideração as disciplinas técnicas. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre a teoria curricular. Com isso verificar-se-á quais as mudanças que o estudo interdisciplinar entre a Matemática e as disciplinas técnicas podem proporcionar ao currículo em ação. Desenvolver-se-á, inicialmente uma verificação do currículo de Matemática de um determinado curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFBaiano. Será considerado o currículo apresentado ao Ministério da Educação (MEC) no Projeto de Implementação do curso. Na inexistência deste será proposta a elaboração de um currículo à Instituição de ensino, de acordo com as etapas metodológicas: análise dos objetivos e ementas das disciplinas técnicas do curso. Essa análise será estruturalista e tipológica e envolverá entrevista voluntária com os professores das referidas disciplinas sobre a importância de conteúdos matemáticos para o desenvolvimento das mesmas. Comparação da disposição das referidas disciplinas no fluxograma dos cursos, conteúdos matemáticos abordados, a precedência dos mesmos no currículo e os objetivos desses para as disciplinas técnicas. Análise da estruturação dos conteúdos de Matemática para auxiliar na aprendizagem das disciplinas técnicas, com a participação voluntária dos professores de Matemática, para a reestruturação curricular, se necessária. Elaborar um sistema de atividades interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática que contemple habilidades e competências para as aplicações necessárias à aquisição do conhecimento técnico operacional das disciplinas técnicas. Implementação de forma experimental do novo currículo a ser elaborado, em algumas turmas escolhidas de forma aleatória, para a verificação do currículo em execução. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Curso técnico | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e contextualização no currículo de matemática de um curso de ensino médio integrado ao técnico. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.identifier.uri2 | http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/323 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEETE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_InterdisciplinaridadeContextualizaçãoCurrículo.pdf Until 2030-02-01 | 66,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.