Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7098
Título: Efeito do teor de carbono sobre a evolução do envelhecimento magnético e das propriedades mecânicas de um aço elétrico grão não orientado com 2,0%Si.
Autor(es): Monteiro, Renata Aparecida
Orientador(es): Cota, André Barros
Paolinelli, Sebastião da Costa
Palavras-chave: Variômetro magnético
Propriedades magnéticas
Propriedades mecânicas
Data do documento: 2015
Membros da banca: Cota, André Barros
Queiroz, Rhelman Rossano Urzedo
Oliveira Júnior, José Rogério de
Paolinelli, Sebastião da Costa
Referência: MONTEIRO, Renata Aparecida. Efeito do teor de carbono sobre a evolução do envelhecimento magnético e das propriedades mecânicas de um aço elétrico grão não orientado com 2,0%Si. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Neste trabalho foi estudado o efeito do teor de carbono sobre a evolução do envelhecimento magnético e propriedades mecânicas em amostras de um aço GNO com 2%Si. As amostras foram submetidas aos tratamentos térmicos de recozimento descarbonetante e de envelhecimento forçado. Foram avaliados o teor de carbono após a descarbonetação, a microestrutura por microscopia ótica e eletrônica de varredura, as propriedades mecânicas por meio dos ensaios de dureza Vickers e de tração e o índice de envelhecimento magnético a partir de dados do ensaio magnético em chapa única. Os resultados obtidos para o aço GNO com 2%Si, submetido ao tratamento térmico de envelhecimento a 225ºC/24h com variação do teor de carbono na faixa de 14 a 60ppm, indicaram que para teores de carbono menores que 29ppm o índice de envelhecimento magnético é menor que 5%. Os resultados de dureza Vickers mostraram que para as faixas de carbono de interesse (25, 40 e 60ppm) os “picos” de dureza foram atingidos em tempos inferiores aos tempos em que índice de envelhecimento torna-se maior que 5%, evidenciando que o tamanho crítico dos precipitados deletérios às propriedades magnéticas é maior que aquele que maximiza a dureza. A taxa de variação do índice de envelhecimento magnético em função do tempo de tratamento térmico de envelhecimento à temperatura crítica, para cada teor de carbono, tem seu maior valor correspondente ao tempo de tratamento térmico necessário para que o índice de envelhecimento magnético ultrapasse os 5%.
Resumo em outra língua: This work studied the effect of carbon content on the evolution of the magnetic ageing index and mechanical properties on cold rolled samples of 2% Si non-oriented electrical steel from. The samples were subjected to heat treatment of decarburization annealing and ageing. It was evaluated the carbon content after decarburization, the microstructure by optical and scanning electron microscopy, the mechanical properties by the means of Vickers hardness and the magnetic ageing index from the magnetic properties obtained in single sheet test. The magnetic results of the samples with carbon content in the range of 14 to 60ppm aged at 225 ° C during 24h indicated that for carbon content lower than 29ppm the magnetic ageing index is less than 5%. The results showed that for the Vickers hardness of the carbon contents of interest (25, 40 and 60ppm) at critic temperature a "peak" of hardness were achieved in shorter times than the ageing maximum value, indicating that the critical size of precipitates harmful to the magnetic properties is different from the ones that maximize hardness. The rate of change of magnetic ageing index as function of ageing treatment time at critical temperature for each carbon content has its greatest value corresponding to the time necessary for the magnetic ageing index becomes greater than 5%.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7098
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/11/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:REDEMAT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EfeitoTeorCarbono.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.