Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7060
Título: Os esforços familiares e as práticas educativas de famílias populares : o caso de Bocaina, Ouro Preto- MG.
Autor(es): Xavier, Juliana de Matos
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Windle, Joel Austin
Palavras-chave: Prática de ensino
Ensino básico domiciliar
Famílias pobres
Data do documento: 2016
Membros da banca: Oliveira, Marlice de Oliveira e
Cunha, Maria Amália de Almeida
Referência: Xavier, Juliana de Matos. Os esforços familiares e as práticas educativas de famílias populares: o caso de Bocaina, Ouro Preto- MG. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Esse estudo teve como proposta investigar como os pais moradores da Bocaina, uma pequena localidade da cidade de Ouro Preto-MG, desenvolvem suas práticas de apoio familiar aos filhos em situação de mudança de espaço escolar ao ingressarem em uma escola pública localizada em outro distrito. A pesquisa seguiu o aporte analítico da Sociologia da Educação com aproximação da Sociologia da Família. Dentre o referencial teórico, destacam-se os autores Lahire (1994;1997) e Thin (1998; 2006; 2010), e brasileiros, como Portes (1998), D’Ávila (1998), Viana (1998), Nogueira et al. (2011), Nogueira e Nogueira (2007), Nogueira (1998; 2004). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo e para a coleta de dados, foram aplicados 134 questionários a todas as turmas do turno matutino, que no momento do trabalho de campo cursavam o 1º ano do Ensino Médio da escola selecionada. A partir da análise dos questionários foram escolhidas cinco famílias de estudantes que vivem em Bocaina e realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por estes jovens, a fim de analisar através do perfil de configuração e histórias de vida, as práticas educativas desenvolvidas por elas. As categorias de análise foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: Estratégias familiares no processo de escolarização dos filhos, a importância da escola para a família e representação do local de moradia para as famílias. Os principais resultados demonstram que as famílias pesquisadas possuem baixo capital escolar e econômico e as profissões dos chefes familiares se caracterizaram por ocupações de pouco prestigio e remuneração. Também foi possível identificar que, embora tenham pouca escolaridade, existe um forte desejo e mobilização das famílias para que os jovens alcancem a longevidade escolar. Em todos os depoimentos observou-se que os jovens vivenciaram alguma ruptura familiar, seja através de casos de viuvez, separação ou reconstituição de famílias, ou ainda, casos de doenças graves. Foi constatado também, que os pais têm uma relação de afetividade com o local de moradia, embora reconheçam que a distância dos centros urbanos dificulta a socialização e o processo de escolarização dos jovens. Espera-se contribuir, com esse estudo, para a compreensão das práticas familiares que propiciam a longevidade escolar das camadas populares, de modo a ampliar os conhecimentos e a literatura sobre a temática dentro da perspectiva da Sociologia da Educação e da Sociologia da Família.
Resumo em outra língua: This study aimed to investigate howthose resident parents of a small town in the city of Ouro Preto develop as a manner of family support practice to their children in school changing situation as the children join a public school located in another district. The research followed the analytical contribution of Education Sociology approaching Family Sociology. Among the theoretical framework, we highlight the authors, Lahire (1994; 1997), Thin (1998; 2006; 2010), and Brazilians such as Portes (1998), D'Ávila (1998), Viana (1998), Nogueira et al . (2011), Nogueira and Nogueira (2007), Nogueira (1998, 2004). This study is a qualitative research, and for data collection were applied 134 questionnaires to all classes of the morning shift, which at the time of the field work, were enrolled in 1st year of the selected high school. From the analysis of the questionnaires, five families of students living in Bocaina were chosen, and semi-structured interviews were conducted with those responsible for the children in order to look through the profile configuration and life stories and school practices. The analysis categories were structured according to the themes: "family strategies in the children learning process ", "the importance of school for the family", and "the importance of the place of residence to the family". The main results show that the surveyed families have low educational and economic capital from their ascendants, and the occupations of the family heads were characterized as occupations of little prestige and remuneration. It was also possible to identify that although the school base is low, there is a strong desire and family mobilization so that the chindren reach school longevity. In all analyzed school stories, young people experienced some kind of family breakdown, either through cases of widowhood, separation or family reconstitution, and even cases of serious diseases. It has also been found that the change in school environment for these youngsters was a remarkable transition in their lives, because at this stage they initiated a new network of relationships in an unknown space, which required a redistribution of schedule and greater attention from their parents. This study's expectation is to contribute to the understanding of the family practices that promote school longevity of the popular layers of society, in order to expand the knowledge and literature on the subject within the perspective of Education Sociology and Family Sociology.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7060
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/10/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EsforçosFamiliaresPráticas.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.