Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7009
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorNosella, Berilo Luigi Deirópt_BR
dc.contributor.authorSilva, Nieve Matos da-
dc.date.accessioned2016-10-03T17:55:50Z-
dc.date.available2016-10-03T17:55:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTeatro de arenapt_BR
dc.subjectAugusto Boalpt_BR
dc.subjectTeatro político brasileiropt_BR
dc.titleArena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMoreira, Carina Maria Guimarãespt_BR
dc.contributor.refereeValença, Ernesto Gomespt_BR
dc.description.abstractenThis study traces the paths of staging taken by Teatro de Arena of São Paulo, seeking out esthetic traces that influenced the creation of the Coringa System, formulated by Augusto Boal and that was basis for the subsequent proposition of the Theatre of the Oppressed. In this sense, was held an analysis of the musicals Arena conta Zumbi (1965) and Arena conta Tiradentes (1967), written in dual authorship by Augusto Boal and Gianfrancesco Guarnieri – the core of the Arena Theatre – right after the implementation of the military regime in Brazil. The development of this study was conducted from the perspective of the aesthetic codes of the texts and the scenic devices used in said musicals and in the dramaturgies Arena conta Bolívar (1969) and Torquemada (1971), both written by Augusto Boal.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ArenaContaZumbi.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons