Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6932
Título: Ajuste da distribuição beta para a medida de compacidade geométrica.
Autor(es): Duarte, Anderson Ribeiro
Gonçalves, Ana Carolina Andrade
Palavras-chave: Detecção de conglomerados
Distribuições ajustadas
Optimization strategies
Scan statistic
Genetic algorithm
Data do documento: 2014
Referência: DUARTE, A. R.; GONÇALVES, A. C. A. Ajuste da distribuição beta para a medida de compacidade geométrica. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, p. 1, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/496>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Técnicas de detecção e inferência de conglomerados espaciais têm sido bastante abordadas recentemente. Suas utilizações estão associadas à problemas de saúde pública como em casos de epidemiologia e vigilância sindrômica na propagação de doenças infectocontagiosas. A formulação do problema através de uma abordagem multi-objetivo de otimização é notoriamente eficiente. Um dos objetivos é a Estatística Scan Espacial e o outro, em geral, um objetivo associado com a estrutura topológica ou geográfica do conglomerado a ser detectado no mapa em estudo, como por exemplo, a medida de Compacidade Geométrica. Uma estratégia de otimização bem difundida para essa abordagem é a meta-heurística Algoritmo Genético em conjunto com um teste de hipóteses para a confirmação da existência de clusters no mapa em estudo. Os trabalhos anteriores sempre utilizavam a distribuição empírica e a teoria das funções de aproveitamento para o procedimento inferencial. Este estudo revela que para a abordagem multi-objetivo utilizando como funcional objetivo a função de penalização por Compacidade Geométrica pode-se obter um ajuste eficiente considerando uma distribuição bi-variada (X,Y), sendo X~Gumbel(mu,sigma) e Y~Beta(alpha,beta), com X e Y sendo independentes.
Resumo em outra língua: Detection of spatial clusters have been widely addressed. A multi-objective optimization is remarkably efficient with the Scan Statistic and the Geometric Compactness. Previous works has used the empirical distribution and attainment functions. This study shows that it can be obtained an efficient fit considering a bi-variate distribution Gumbel and Beta.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6932
ISSN: 2237-8111
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AjusteDistribuiçãoBeta.pdf810,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.