Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6843
Title: Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.
Other Titles: Reflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics.
Authors: Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Rosa, Milton
Viana, Marger da Conceição Ventura
Keywords: Perspectiva sociocultural
História da Matemática
Contexto sociocultural
Sociocultural Perspective
History of Mathematics
Issue Date: 2015
Citation: OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 91-107, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/956>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Abstract: A História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos.
metadata.dc.description.abstracten: The study of History of Mathematics can be considered as an important tool for teachers and can be considered a promising teaching methodology in the teaching and learning of Mathematics. In this theoretical article, the sociocultural perspective of the History of Mathematics as a didactic possibility is discussed, primarily the need to consider the context in which mathematical knowledge along with its sociocultural contexts was developed. Knowing how to use the History of Mathematics can equip teachers to better understand both the doubts and questions of their students, which may seem simple at fi rst glance, but if examined historically, present problems that occupied the great minds of many mathematicians.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843
ISSN: 2178-7727
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Acta Scientiae estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
Appears in Collections:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ReflexõesSobrePerspectiva.pdf60,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.