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dc.contributor.authorBouyer, Gilbert Cardoso-
dc.date.accessioned2016-08-10T18:26:34Z-
dc.date.available2016-08-10T18:26:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1983-8026-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798-
dc.description.abstractO termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectErgonomicspt_BR
dc.subjectControl of processpt_BR
dc.titleA formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThe term cognitive development is frequently used in ergonomics research. However, the impediments (“contraintes”) of apprenticeship are rarely addressed. Using the method of Ergonomic Work Analysis (EWA), we show how operators to learn the activity of control of continuous process, in the context of impediments, and demonstrating that the complexity and impediments of their work influence the time for the cognitive development. Aspects classifying a type of learning as complex are also presented. The total come to 18 operators who were interviewed and observed. The main impediments in the development of the operators are: the work organization and the hierarchy of the continuous process industry. The time is an impediment because the operators have to learn the process control in a context of a short time, with large exigencies of gerents. The learning of real situations is urgent, so that the operators must to deal with it very quickly.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1983-8026.20158-
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