Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6744
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Guerra Leal de-
dc.contributor.authorOliveira, Lisandra Brandino de-
dc.contributor.authorCruz, Luciana Hoffert Castro-
dc.contributor.authorReis, Alexsandro Luiz dos-
dc.contributor.authorHorta, Aline Luciano-
dc.contributor.authorAlvarenga, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorSantos, Derli Barbosa dos-
dc.contributor.authorVilela, Fernanda de Araújo Satler-
dc.contributor.authorCosta, Fernando Vieira-
dc.contributor.authorMatta, Flaviane da Silveira Paiva e-
dc.contributor.authorAraújo, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorVieira, Graciene Carvalho-
dc.contributor.authorEstevão, Isabel Cristina Alves-
dc.contributor.authorLopes, Klinger Carlos Silva-
dc.contributor.authorCelestino, Marcelo Silva-
dc.contributor.authorLana, Marcia Priscilla Castro-
dc.contributor.authorLacerda, Paloma Cristina de Carvalho-
dc.contributor.authorValadares, Paulo Augusto-
dc.contributor.authorMartins, Rafael-
dc.contributor.authorFerreira, Renata de Souza Capobiango-
dc.contributor.authorSilva, Victor Peres-
dc.contributor.authorAmaral, Wellington Geraldo Lima-
dc.contributor.authorSouza, Wflander Martins de-
dc.date.accessioned2016-08-08T14:33:33Z-
dc.date.available2016-08-08T14:33:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, 3., 2016, Ouro Preto. A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende?. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. 38 f.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744-
dc.descriptionIII Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, realizado na UFOP, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2016.pt_BR
dc.description.abstractQual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação - neurociênciapt_BR
dc.subjectDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titleA neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?pt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
Aparece nas coleções:PPCBIOL - Produção Técnica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUÇÃOTECNICA_NeurociênciaEducaçãoCerebro.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons