Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6744
Título: A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?
Autor(es): Souza, Gabriela Guerra Leal de
Oliveira, Lisandra Brandino de
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Reis, Alexsandro Luiz dos
Horta, Aline Luciano
Alvarenga, Ana Cláudia
Santos, Derli Barbosa dos
Vilela, Fernanda de Araújo Satler
Costa, Fernando Vieira
Matta, Flaviane da Silveira Paiva e
Araújo, Gabriela da Silva
Vieira, Graciene Carvalho
Estevão, Isabel Cristina Alves
Lopes, Klinger Carlos Silva
Celestino, Marcelo Silva
Lana, Marcia Priscilla Castro
Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho
Valadares, Paulo Augusto
Martins, Rafael
Ferreira, Renata de Souza Capobiango
Silva, Victor Peres
Amaral, Wellington Geraldo Lima
Souza, Wflander Martins de
Palavras-chave: Educação - neurociência
Deficiências do desenvolvimento
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2016
Referência: CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, 3., 2016, Ouro Preto. A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende?. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. 38 f.
Resumo: Qual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano.
Descrição: III Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, realizado na UFOP, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPCBIOL - Produção Técnica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRODUÇÃOTECNICA_NeurociênciaEducaçãoCerebro.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons