Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6744
Título : | A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende? |
Autor : | Souza, Gabriela Guerra Leal de Oliveira, Lisandra Brandino de Cruz, Luciana Hoffert Castro Reis, Alexsandro Luiz dos Horta, Aline Luciano Alvarenga, Ana Cláudia Santos, Derli Barbosa dos Vilela, Fernanda de Araújo Satler Costa, Fernando Vieira Matta, Flaviane da Silveira Paiva e Araújo, Gabriela da Silva Vieira, Graciene Carvalho Estevão, Isabel Cristina Alves Lopes, Klinger Carlos Silva Celestino, Marcelo Silva Lana, Marcia Priscilla Castro Lacerda, Paloma Cristina de Carvalho Valadares, Paulo Augusto Martins, Rafael Ferreira, Renata de Souza Capobiango Silva, Victor Peres Amaral, Wellington Geraldo Lima Souza, Wflander Martins de |
Palabras clave : | Educação - neurociência Deficiências do desenvolvimento Processo de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, 3., 2016, Ouro Preto. A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende?. Ouro Preto: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. 38 f. |
Resumen : | Qual é o objetivo do ensino? O que é aprendizagem? Como se aprende algo novo? Onde se localizam nossas memórias? Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, a memória é a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Esta aquisição de novos conhecimentos é também chamada de aprendizagem, pois só se retém na memória o conteúdo que foi aprendido. Aprendizagem, portanto, é um processo complexo que envolve a formação de novas memórias. A educação, por meio do processo ensino e aprendizagem, tem como objetivo o grande desenvolvimento pessoal, adequando o aprendiz ao meio no qual ele está inserido. Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Segundo Hipócrates, grande filósofo grego, pai da Medicina, no século IX A.C., o homem deveria saber que de nenhum outro lugar, mas do encéfalo vem a alegria, o pesar, adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos, ouvimos e sabemos. Neste relato, Hipócrates evidencia que a aprendizagem depende do encéfalo. Muito tempo depois das afirmações de Hipócrates, o conceito de que o comportamento humano estaria diretamente ligado ao encéfalo foi intensamente investigado e publicado na década de 90, a chamada “Década do Cérebro”, quando diversas pesquisas científicas se destinaram intensamente ao estudo deste órgão. Estudar o encéfalo, portanto, é se dedicar ao estudo da parte do corpo humano responsável pela aprendizagem. É neste substrato biológico, o encéfalo, que se faz a aprendizagem. De acordo com a grande professora Leonor Guerra, desde o nascimento, o ser humano aprende algo novo todos os dias. É por meio da interação entre as pessoas, e com o meio ambiente, que se dá a aquisição de novos conhecimentos e a partir disso, podemos modificar os comportamentos que adquirimos ao longo de nossas vidas. Quando se aprende, novas habilidades e conhecimentos são demonstradas, ganha-se competências para realizar novos feitos que serão relevantes para a sobrevivência, seja essa sobrevivência a busca da saúde e bem estar ou a realização profissional e pessoal. Aprender é uma característica intrínseca do ser humano. |
Descripción : | III Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, realizado na UFOP, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2016. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6744 |
metadata.dc.rights.license: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece en las colecciones: | PPCBIOL - Produção Técnica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRODUÇÃOTECNICA_NeurociênciaEducaçãoCerebro.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons