Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6705
Título : Reação ao fogo dos materiais e tempo de escape em edifícios de centros comerciais no Brasil.
Autor : Moreira, Paula Etrusco Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Gouveia, Antônio Maria Claret de
Fecha de publicación : 2002
Citación : MOREIRA, Paula Etrusco Ribeiro. Reação ao fogo dos materiais e tempo de escape em edifícios de centros comerciais no Brasil. 2002. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2002.
Resumen : A reação ao fogo dos materiais utilizados como revestimento/acabamento nas edificações destaca-se como um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento e propagação das chamas, e pelo desenvolvimento de fumaça e gases tóxicos, contribuindo para que o incêndio atinja fases críticas e gere pânico e mortes. O presente trabalho descreve os resultados de uma pesquisa realizada em centros comerciais de grandes cidades brasileiras com o objetivo de caracterizar a combustibilidade dos materiais empregados na construção das diversas dependências. O desempenho dos materiais de construção em relação ao fogo é dividido em três classes, conforme recente harmonização de ensaios feita pela Comissão de Normalização Européia, a saber: (a) a reação ao fogo; (b) a resistência ao fogo; (c) a reação à exposição externa à chama. No primeiro grupo, o parâmetro escolhido para descrever a reação ao fogo dos materiais é a sua combustibilidade, medida por várias grandezas que, em geral, visam a determinação do tempo que caracteriza a instalação de um processo sustentado de combustão e da velocidade de propagação superficial de chama. Nesta pesquisa, os materiais são caracterizados registrando-se a sua localização no compartimento, a espessura, a forma de disposição no ambiente, a toxicidade e a densidade ótica da fumaça. Uma análise de risco de incêndio é feita com base no tempo previsto por meio de expressões empíricas para que condições insustentáveis sejam desenvolvidas nos ambientes e no tempo necessário para que a camada superior de gases quentes atinja uma espessura capaz de comprometer o escape dos usuários. As conclusões sugerem critérios que limitam a combustibilidade dos materiais empregados nessas edificações com vistas a uma futura normalização brasileira.
metadata.dc.description.abstracten: In this work, an investigation aiming to evaluate the combustibility of linings materials in shopping centers buildings is described. Materials reaction to fire is classified into three categories as stated in recent work of The European Commission for Standardization: (a) reaction to fire; (b) resistance to fire; (c) reaction to external flames. In the first category combustibility is the chosen parameter to evaluate materials performance in fire. The materials used in a set of shopping centers buildings floors, walls and ceilings linings were characterized considering its location, thickness, relative position, toxicity and optical density of produced smoke. A fire risk analysis is made using the estimated time needed to create ambient untenable conditions and the available time for escape. Conclusions suggest criteria to limit combustibility of linings in shopping centers buildings.
Descripción : Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6705
metadata.dc.rights.license: Open access
Aparece en las colecciones: PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_ReaçãoFogoMateriais.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.