Influência do teor de ferro na condutividade hidráulica saturada de um rejeito de minério de ferro.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2004
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Atualmente o crescente aumento do volume de rejeitos gerados pelo aproveitamento de minerais com teor de ferro cada vez mais baixo, tem motivado as mineradoras a adotar como solução principal para disposição destes rejeitos a técnica do aterro hidráulico. Esta metodologia tende a gerar incertezas relacionadas às características do rejeito e ao processo de deposição na praia. Considerando este método construtivo, o rejeito de minério de ferro é lançado de forma aleatória sem controle das variáveis que atuam nas operações de descarga. Assim, é possível encontrar regiões na barragem com altas concentrações de ferro e que alteram as propriedades geotécnicas deste material. Estas zonas são formadas devido ao processo de segregação que ocorre na praia durante o lançamento e tendem a apresentar diferentes propriedades geotécnicas devido principalmente às diferenças no valor da densidade e granulometria do depósito formado. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa constituiu no estudo do comportamento do rejeito em função das porcentagens de ferro verificando suas variações na condutividade hidráulica saturada através de ensaios de laboratório e de campo. Deste modo, foram realizados ensaios para verificar a influência das partículas de ferro no valor da condutividade hidráulica saturada, analisado o efeito ao longo da distância ao ponto de lançamento. Estes parâmetros foram obtidos utilizando-se amostras do ensaio de simulação de deposição hidráulica (RIBEIRO, 2000) além de análises da condutividade hidráulica saturada no campo. Com base nos resultados obtidos foram observadas relações entre as variáveis de deposição e a condutividade hidráulica saturada considerando as características do depósito formado (granulometria, densidade e teor de ferro). O aspecto mais importante deste trabalho refere-se à influência da segregação hidráulica na condutividade hidráulica deste rejeito, preponderantemente influenciada pelo peso da partícula gerando uma significativa alteração no gradiente de permeabilidade ao longo do caminho de deposição a partir do ponto de lançamento.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Geotecnia, Resíduos - mineração
Citação
SANTOS, Alexandre Gonçalves. Influência do teor de ferro na condutividade hidráulica saturada de um rejeito de minério de ferro. 2004. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.