Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6576
Título: Conceitos individualizantes e valores na teoria da história de Heinrich Rickert.
Autor(es): Silva, Aída Rita Tedesco e
Orientador(es): Mata, Sérgio Ricardo da
Palavras-chave: Poder e linguagem
Hermenêutica
Data do documento: 2016
Membros da banca: Freixo, André de Lemos
Assis, Arthur Alfaix
Referência: SILVA, Aída Rita Tedesco e. Conceitos individualizantes e valores na teoria da história de Heinrich Rickert. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: A presente dissertação analisa a teoria da história do filósofo neokantiano Heinrich Rickert (1863-1936). A investigação tem por foco especialmente o papel dos valores e dos conceitos individualizantes como condição de possibilidade para a elaboração do conhecimento histórico objetivo. A análise se dá em duas frentes. Considera-se, por um lado, a teoria da história de Rickert a partir do conjunto integral da obra do autor e de seus debates dentro da Escola Neokantiana de Heidelberg; por outro, a partir de outras teorias da história contemporâneas a ele. Nesse caminho são discutidas as teorias da história ligadas ao monismo metodológico e à filosofia de Dilthey.
Resumo em outra língua: This work analyses Heinrich Rickert’s (1863-1936) theory of history, laying emphasis on the role of values and individualizing concepts as conditions for the possibility of objective historical knowledge. The analysis is grounded by two intertwined approaches. The first one considers Rickert’s theory of history in the framework of his own ouevre and, also, that of the internal debates of the Heidelberg Neo-Kantian School; the second approach considers others theories of history that were contemporaneous with his writing, discussing theories related to methodological monism and Dilthey’s hermeneutics of history.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6576
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ConceitosIndividualizantesValores.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons