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Title: Análise de uma proposta de sequência didática : puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade.
Authors: Carvalho, Renata Cristina de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Keywords: Ciência - primeiro grau
Estudo e ensino
Sexologia
Ciências - ensino fundamental
Issue Date: 2015
metadata.dc.contributor.referee: Viana, Gabriel Menezes
Almeida, Sheila Alves de
Citation: CARVALHO, Renata Cristina de Souza. Análise de uma proposta de sequência didática : puberdade e adolescência como temas para o estudo da sexualidade. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Abstract: O estudo sobre sexualidade deve ser considerado essencial para a formação do ser humano, visto que essa condição humana se manifesta em vários momentos do desenvolvimento das pessoas. Na adolescência, essas manifestações ficam evidenciadas, acompanhadas por conflitos, dúvidas, incertezas, e todas essas características acabam adentrando junto com o adolescente no ambiente escolar. A perspectiva é de encontrar nesse espaço o amparo do professor que, muitas vezes, não se sente preparado para tratar esse assunto. Buscando contribuir com esse profissional é que apresento, neste trabalho, uma proposta de investigação e intervenção que consiste no desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema Sexualidade e Afetividade, voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A construção da sequência está fundamentada no pluralismo metodológico e seu objetivo principal é dispor de estratégias e de amplificadores culturais que facilitem o trabalho do professor ao abordar essa temática e, desta forma, contribuindo para que os alunos se apropriem dos conceitos científicos estudados. Por meio de filmagens das atividades e dos materiais produzidos pelos alunos, registram-se a aplicação da sequência didática e a interação dos discentes com os diferentes instrumentos. A partir dessas informações, estruturaram-se quadros que identificam as etapas de desenvolvimento de cada aula e que contribuíram com a escolha dos turnos de falas a serem submetidos à análise microgenética. Neste contexto, buscou-se verificar como se dá o processo cognitivo dos estudantes acerca dos assuntos abordados por meio de diferentes recursos e instrumentos pedagógicos utilizados, além de se verificar a abordagem comunicativa evidenciada no decorrer das aulas. A análise apresentada possibilita uma visualização da participação dos estudantes e mediação da professora e, assim, pode-se constatar que a sequência didática proposta estimula interação e integração entre os sujeitos participantes, favorecendo a relação do ensino aprendizagem. Como é característica dos Mestrados Profissionais a elaboração de um produto pedagógico, propõe-se com este trabalho a construção de uma sequência didática. A apresentação desta sequência didática, como um produto, visa viabilizar a abordagem do assunto sexualidade de modo construtivo nos anos finais do Ensino Fundamental. Porém, permite também sua adaptação e estruturação para uso em outros segmentos. _____________________________________________________________________________________
ABSTRACT : The study of sexuality must be considered essential to person’s formation since this human condition manifests in many moments of the individual’s development. During adolescence these manifestations are explicit and followed by conflicts, doubts, uncertainties, and all of this characteristics emerge in the school environment. The perspective here is to provide help for the teacher who is not prepared for dealing with this issue. To contribute to this professional, in this study I present a proposal of intervention and investigation which consisted of an elaboration of a didactic sequence about sexuality and affectivity for late elementary students. The production of the didactic sequence is supported by the methodological pluralism whose main goal is to provide strategies and cultural amplifiers which facilitates the teacher’s approach of this thematic and, thus, contribute to the students appropriation of scientific concepts. We videotaped the didactic sequence application and the students’ interaction with different pedagogical tools. After that, we elaborated tables to identify the cycles of development of each class and to select the speech turns for microgenetic analyses. In this context, we searched to understand how the students’ cognitive process developed through different resources and pedagogical tools as well as to verify the communicative approach built during the classes. The analyses presented made possible the visualization of the students’ participation and the teacher’s mediation. Thus, we found that the didactic sequence stimulates interaction and integration among the participant subjects facilitating teaching and learning relationships. Fulfilling the professional masters demand of an elaboration of a pedagogical product, this study undertook the construction of a didactic sequence. Therefore, the presentation of this didactic sequence as a product aims to enable the approach of sexuality in a constructive way in the late years of elementary school. It also allows adaptation and structuration for its use in other school segments.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6539
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 24/05/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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