O livro didático como instrumento para o desenvolvimento de uma atividade investigativa de ciências.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem como principais objetivos verificar a aprendizagem de um grupo de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Ouro Preto (MG), a partir da utilização do Livro Didático de Ciências (LDC) adotado nessa escola e de uma sequência didática investigativa mediada por uma docente e pela pesquisadora. A primeira etapa da pesquisa constituiu-se na análise documental de uma coleção de LDC vigentes pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014 fundamentada nas ferramentas de análise propostas por Mehan (1979) e por Mortimer e Scott (2002), bem como nas propostas por Campos e Nigro (1999). A segunda etapa foi baseada na realização de uma entrevista com a professora de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental II. Essa entrevista abrangeu questões que concernem a influência que o livro didático exerce no ambiente escolar, assim como a concepção da docente sobre atividades investigativas. Já a terceira etapa da pesquisa fundamentou-se na aplicação de uma sequência didática de caráter investigativo sobre Fisiologia Vegetal. Finalizada a sequência didática, houve a transcrição das falas dos participantes deste trabalho e a análise dos episódios que depreenderam as quatro fases da atividade investigativa. Para a coleta de dados fornecidos na entrevista e na sequência didática, foram utilizados três instrumentos para o registro: uma câmera filmadora, um gravador de áudio e um caderno de campo para anotações das aulas acompanhadas. Finalmente, na tentativa de analisar os argumentos utilizados pelos alunos, tanto pela palavra escrita como falada, bem como pelos desenhos realizados, foi utilizada uma ferramenta de análise de argumentos denominada Pragma-dialética para se compreender como ocorre a construção de novos conhecimentos e para resolver as diferenças de opinião em uma dimensão social, ou seja, na sala de aula. Após análise dos livros didáticos, verificou-se a ausência de atividades de caráter investigativo. No entanto, foram utilizados para o fornecimento de textos para a introdução desse tipo de atividade em sala de aula. Para mais, observou-se que apesar das dificuldades enfrentadas pelo professorado, é possível a aplicação de atividades de âmbito investigativo, principalmente quando se deseja complementar as atividades oferecidas por essas obras didáticas. Constatou-se que houve aprendizagem efetiva por parte dos estudantes após a aplicação de uma sequência didática “Germinação e desenvolvimento vegetal: o caso dos feijões”, a qual gerou o produto deste trabalho, uma cartilha que aborda conteúdos sobre Fisiologia Vegetal.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Sistema de ensino, Material didático, Argumento - linguística
Citação
Souza, Mariana Cristina Moreira. O livro didático como instrumento para o desenvolvimento de uma atividade investigativa de ciências. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.