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dc.contributor.advisorSarmanho, Arlene Maria Cunhapt_BR
dc.contributor.advisorFreitas, Marcílio Sousa da Rochapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Simone Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-04-12T17:53:06Z-
dc.date.available2016-04-12T17:53:06Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCAMPOS, Simone Rodrigues. Estudo teórico-experimental de sistemas de armazenagem industrial tipo drive-in. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6370-
dc.descriptionPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se um estudo do comportamento de sistemas de armazenagem industrial do tipo Drive-in. Apesar de ser uma estrutura composta de perfis formados a frio, o seu projeto não pode ser baseado nas normas tradicionais de dimensionamento. Isto porque os sistemas de armazenagem industrial possuem como característica própria perfurações ao longo dos perfis que compõem as colunas e que são utilizados para facilitar o encaixe das vigas. Para o presente estudo foram utilizadas as prescrições de norma do RMI - Rack Manufacturers Institute com algumas modificações para abranger o sistema Drive-in Por ser uma estrutura esbelta e composta por perfis formados a frio, a estabilidade do sistema Drive-in é importante, sendo interessante conhecer a rigidez real das ligações. Neste trabalho foi avaliada experimentalmente a rigidez da ligação colunaplaca de base, enquanto os valores de rigidez das demais ligações foram obtidos em estudos anteriores. As análises foram feitas através de um software em elementos finitos, em que a estrutura foi modelada com elementos de viga e elementos de mola. Estudou-se o tipo de análise que melhor representa o comportamento da estrutura: linear ou não linear, bidimensional ou tridimensional; avaliou-se a perda de influência do plano de contraventamento dos fundos nas colunas frontais; validou-se a obtenção da área efetiva da coluna através da tensão nominal segundo a NBR-14672; estudou-se a importância da consideração dos dados experimentais no comportamento global da estrutura, aplicaram-se forças horizontais como forma de representar a estrutura fora do prumo e foram feitas algumas considerações sobre a determinação da carga crítica da coluna. Essas análises têm como objetivo conhecer o comportamento e propor recomendações para projeto de sistemas do tipo Drive-in.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstruturas metálicaspt_BR
dc.subjectEstabilidade estruturalpt_BR
dc.subjectPerfis formados a friopt_BR
dc.subjectAnálise experimentalpt_BR
dc.subjectRackpt_BR
dc.titleEstudo teórico-experimental de sistemas de armazenagem industrial tipo Drive-in.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseOpen accesspt_BR
dc.description.abstractenThis work studies the behavior of the Drive-in, which is a steel storage rack system. Although these systems consist of thin cold-formed steel sections, their projects cannot be based on the traditional codes. It happens because there are holes en the columns of the racks. These holes are used to make the rabbet of the beams easier. In this study was used a specific code to steel storage racks systems of the RMI - Rack Manufacturers Institute with some modifications because this code doesn’t enclose the Drive-in system. Being a slender structure, the stability of the Drive-in system is important, and then in this case the knowledge of the true stiffness of the joining is important. At the present work the stiffness of de base plates was determined by test. The values of the others stiffness used in this study are the previous studies. A study about a better analysis – linear or non-linear and 2D or 3D – to represent the structure behavior was made by software in finite elements, where the structure was shaped with beam and spring elements. The influence of the bracing was evaluated in the front columns. The calculation of the column’s area through the NBR-14672’s stress was validated. The experimental data in the global behavior of the structure was considered important. Horizontal forces were applied as form to the effect of the out-ofplumbness in the structure and some considerations were made about the critical load of the column. These analyses have as objective to know the behavior and to consider recommendations for project of Drive-in system.-
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