Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6367
Título: Multiletramentos e usos das TDIC : um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG.
Autor(es): Dias, Daniela Rodrigues
Orientador(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Letramento
Formação profissional
Data do documento: 2015
Referência: DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das TDIC: um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o olhar do aluno em relação aos Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; e como objetivos específicos identificar seus usos pedagógicos em sala de aula; os usos das TDIC no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola e contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. A pesquisa enfatiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mais especificamente a realidade dos alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Educação, mais especificamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. A investigação adota os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como a observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com os professores e alunos participantes e aplicação de questionário aos alunos. Os dados coletados evidenciam que, apesar de as TDIC terem uma forte presença no cotidiano dos alunos, elas têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula e que os alunos acreditam na contribuição das TDIC no ensino-aprendizagem. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos Multiletramentos e usos das TDIC através de projetos integrados com o conteúdo curricular da disciplina, proporcionando aos professores formas efetivas de se trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio de trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o trabalho do professor e da equipe escolar em alguns de seus desafios cotidianos, além de contribuir para o debate sobre os Multiletramentos e usos das TDIC no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, fomentando a compreensão do olhar do aluno e possibilitando a colaboração e o diálogo entre todos os envolvidos.
Resumo em outra língua: The goal of this research is to understand students‟ look in relation to Multiliteracies and Digital Technologies of Information and Communication - DTIC; its objectives refer to the identification of the pedagogical practices in the classroom, the uses of DTIC in students‟ routine inside and outside the school, as well as the contribution to the use of DTIC integrated with the curriculum content. The research emphasizes the Professional Technical High School Education, specifically, the reality of students from two technical courses integrated to High School, placed in the context of the Portuguese Language discipline of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - IFMG Ouro Preto Campus. The theoretical framework is grounded in the studies developed by researchers of Languages areas (Literacies and multiliteracies), Digital Technologies of Information and Communication - DTIC and Education, particularly, the Professional Technical High School Education - PTHSE. This is a qualitative research that uses the case study and the intervention-research as methodological procedures. The research adopts the data collection procedures designed by this approach, such as observation in the classroom, semi-structured interviews with participating teachers and students and a questionnaire to students. The collected data evidence that, although the DTIC have a strong presence in students‟ daily lives, they have been little explored in the classroom and that students believe in the contribution of DTIC in the teaching-learning process. The collected data also point to the importance of developing multiliteracies and uses of DTIC through integrated projects with the curriculum content of the discipline, providing teachers with effective ways to approach relevant content and students with the development of their autonomy and creativity by means of teamwork, researches and information selection. It is hoped that this research can support the work of teachers and school staff in some of their daily challenges, and contribute to the debate on the multiliteracies and uses of DTIC in the context of Professional Technical Education High School, fostering understanding of students‟ look and enabling collaboration and dialog among all the involved.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6367
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/03/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MultiletramentosUsosEstudo.pdf4,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons