Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6098
Título : Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem.
Otros títulos : Mediators in the co-construction of scientific knowledge in modelling-based activities.
Autor : Paganini, Paula
Justi, Rosária da Silva
Mozzer, Nilmara Braga
Palabras clave : Ensino de química
Ensino aprendizagem
Fecha de publicación : 2014
Citación : PAGANINI, P.; JUSTI, R.; MOZZER, N. M. et al. Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem. Ciência e Educação, v. 20, p. 1019-1036, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n4/1516-7313-ciedu-20-04-1019.pdf>. Acesso em: 22 maio 2015.
Resumen : Neste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores.
metadata.dc.description.abstracten: In this paper, we analyse how different mediators may promote students’ construction of knowledge through the process of co-construction, during the course of modelling activities. Here, mediators are understood as any entity that can assist in knowledge construction, promoting or facilitating the processes of teaching and learning. Data were collected in model-based teaching of the topic of solubility in a class of 15-16 year-old students. For the analysis, we focused on the most relevant mediators (the teacher’s and the students’ actions, models, arguments, and gestures) in terms of their influence on the students’ knowledge construction in this context. The analysis of the role of each of them may support relevant discussions in teacher training contexts.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6098
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400016
ISSN : 1980-850X
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Ciência e Educação (UNESP), exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Ciência e Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 ago. 2019.
Aparece en las colecciones: DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MediadoresCoconstruçãoConhecimento.pdf402,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.