Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6055
Título: Biodiversidade de Besouros Longicórneos (Coleoptera: Cerambycidae) da Estação Ecológica do Tripuí, Ouro Preto, MG.
Autor(es): Gatti, Felipe Donateli
Orientador(es): Carneiro, Marco Antonio Alves
Palavras-chave: Biodiversidade
Ecologia florestal
Entomologia
Data do documento: 2015
Referência: GATTI, Felipe Donateli. Biodiversidade de Besouros Longicórneos (Coleoptera: Cerambycidae) da Estação Ecológica do Tripuí, Ouro Preto, MG. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Este estudo fez uma descrição inicial da composição de espécies de besouros longicórneos presentes na Estação Ecológica do Tipuí. Foram coletados 581 indivíduos distribuídos em 145 espécies e 3 subfamílias. A subfamília mais rica e abundante foi Lamiinae, seguida por Cerambycinae e Prioninae. Entre as espécies amostradas, 46,2% foram consideradas singletons, 13,8% doubletons e 90,3% raras. As curvas de acumulação de espécies não estabilizaram, o que já era esperado, tendo em vista que foram amostradas mais espécies e indivíduos de besouros longicórneos nos últimos meses de nossa coleta. As estimativas de riqueza apresentaram valores muito mais elevados do que a riqueza observada. Isso foi reflexo da alta proporção de espécies raras presentes na amostra. Este trabalho mostrou que inventários faunísticos de grupos hiperdiversos, realizados com apenas um ano de coleta, pode subestimar a riqueza de espécies de uma região. Assim, séries temporais maiores, associadas a mais métodos de coletas, é essencial para uma amostragem mais precisa.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6055
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/12/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_BiodiversidadeBesourosLongicórneos.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons