Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5936
Title: Trilhas e caminhos de leitura : estratégia de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de ciências.
Authors: Oliveira, Jane Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Sheila Alves de
Keywords: Leitura - avaliação
Prática de ensino
Textos didáticos
Issue Date: 2015
Citation: OLIVEIRA, Jane Aparecida de. Trilhas e caminhos de leitura : estratégia de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de ciências. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Abstract: Esta pesquisa trata das estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma professora nas aulas de Ciências. Para tanto, este trabalho teve como orientação fundamental as seguintes perguntas: como e com que finalidade os textos são trabalhados nas aulas de Ciências? Quais tipos de textos são ofertados para a leitura e quais estratégias são utilizadas para cada um deles? Como a professora ensina os alunos a lerem os textos nas aulas de Ciências, utilizando estratégias de leitura? O foco do trabalho está nas estratégias de mediação de leitura utilizadas pela professora de Ciências em uma turma do 7º ano de uma escola pública da cidade de Mariana. Quanto à perspectiva teórico metodológica , de análise, fundamentou-se em Vygotsky. Para ele , os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. As discussões sobre as estratégias de leitura nas aulas de Ciências, apoiaram-se nas leituras de Solé (1998); Kleiman (2002); Espinoza , Casamajor e Pitton (2009); Girotto e Souza (2010); Prestes, Lima e Ramos (2011) e Coscarelli ( 2013) . Para levar à cabo a investigação, foram realizadas 3 gravações das aulas na turma do 7º ano. Após as gravações, os episódios foram selecionados, considerando a interação da professora com os alunos e o uso de diferentes estratégias de mediação de leitura. Para a análise dos episódios foram utilizadas como categorias de análise as estratégias de mediação de leitura propostas por Solé (1998), Kleiman (2002) e Coscarelli (2013). Foram observadas, também, algumas estratégias que emergiram das aulas da professora. No cotidiano das aulas, ficou evidente a interação da professora com os alunos e a leitura como uma prática frequente nas aulas Ciências. Algumas estratégias de leitura mais recorrentes foram: a leitura de imagem, a ativação do conhecimento prévio dos alunos, a inferência e a compreensão através de questionamentos. Em suma, a pesquisa revelou que as estratégias de mediação de leitura são imprescindíveis ao entendimento dos textos nas aulas de Ciências, principalmente a leitura de termos específicos da Ciência e as estratégias utilizadas pela professora auxiliam os alunos na compreensão leitora. ______________________________________________________
ABSTRACT: This research is about the reading mediation strategies used by a teacher in her Science classes. To do so, this work had these questions as fundamental orientation: how and why are the texts approached in the Science classes? What kinds of texts are offered for reading and which strategies are used for each of them? How does the teacher help the students to read the texts in her classes using the reading strategies? The focus of the work is on the reading mediation strategies applied by the teacher in a class of 7th year of Elementary School at a state school in the city of Mariana, Minas Gerais. The theoretical-methodological perspective and analysis were based on Vygotsky’s work. According to him, the subjects learn in interaction with others, mediated by language. The discussions about reading strategies in the Science lessons were based upon the works of Solé (1988); Kleiman (2002); Espinoza, Casamajor & Pitton (2009); Girotto & Souza (2010); Prestes, Lima & Ramos (2011) and Coscarelli (2013). To carry the research on, three class recordings were made. After that, some excerpts were selected according the teacher’s interaction with her students and the use of different reading mediation strategies. For the analysis of the excerpts, the reading mediation strategies proposed by Solé (1998), Kleiman (2002) and Coscarelli (2013) were used. Also, some strategies that emerged from the teacher’s class were observed. In daily lessons, the teacher’s interaction with her students and reading as a frequent practice in the Science classes were evident. Some most frequent reading strategies were image reading, activation of students’ previous knowledge, inference and comprehension by means of questioning. All in all, the research revealed that the reading mediation strategies are indispensable to understanding texts in Science classes, mainly when it refers to specific terms of Science, and that the strategies used by the teacher help the students in reading comprehension effectively.
Description: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Departamento de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5936
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/11/2015, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_TrilhasCaminhosLeitura.pdf6,81 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_TrilhasCaminhosLeitura.pdf148,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.