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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Fellype Rodrigues Freitas-
dc.contributor.authorFigueiredo, Adriana Maria de-
dc.contributor.authorCosta, Ana Luiza Leite-
dc.contributor.authorNascimento, Gustavo Ferreira do-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Leandro Araújo-
dc.contributor.authorNasciemento, Renato Gomes de Souza-
dc.date.accessioned2015-11-25T17:26:49Z-
dc.date.available2015-11-25T17:26:49Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLOPES, F. R. F. et al. Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 178-182, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s1/v36n1s1a25.pdf>. Acesso em 21 out. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1981-5271-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5824-
dc.description.abstractIntrodução: A educação em saúde é o foco da experiência relatada neste trabalho que foi desenvolvido como uma das atividades de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- -Saúde) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, no âmbito do Programa de Atenção à Criança do município. Objetivos: Melhorar a interatividade entre profissionais e população por meio de estratégias participativas e lúdicas envolvendo grupos de mães. Métodos: Realização de dinâmicas educativas e avaliativas com os responsáveis pelas crianças e de atividades lúdicas para entretenimento das crianças que são assistidas pelo Programa, ambas pautadas na metodologia da educação popular. Resultados: Os profissionais envolvidos se mostraram receptivos ao uso de novas metodologias educativas no trabalho com aqueles grupos operativos. Os participantes demonstraram interesse e interação nos encontros. As crianças se mostraram satisfeitas em ter um passatempo enquanto aguardavam a avaliação nutricional. O processo proporcionou reflexão crítica e construção de conhecimento entre os monitores e professores. Conclusão: A aproximação entre profissionais de saúde e população, historicamente pautada pela dicotomia entre o saber técnico e o saber popular, é beneficiada por ações que permitem a criação de espaços de diálogo, como os que foram desenvolvidos no grupo com o suporte da metodologia da educação popular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleExperiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG.pt_BR
dc.title.alternativeAn educational experience with childcare groups in Mariana, Minas Gerais State.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenIntroduction: The focus of the experiment discussed here was health education, as one of the activities of a group under the Educational Program for Health Work (PET-Saúde) at the Federal University in Ouro Preto (UFOP) in partnership with the Mariana Municipal Health Department, through the Municipal Childcare Program. Objectives: The objective was to improve interaction between health workers and the population through participatory leisure-time activities involving the children’s mothers. Methods: A literature search was conducted to enable the development of group dynamics, with support from the UFOP Educational Toy Collection. Results: Group dynamics were developed, with interactive games and rounds of discussion for evaluation. Conclusion: Collaboration between health workers and the population, traditionally based on the dichotomy between technical expertise and grassroots knowledge, can benefit from actions that take into account the establishment of interfaces for dialogue and exchange of knowledge, such as those introduced by the group with the support of the popular education methodology.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200025-
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